Notícia

Encontro promove interação entre secretários de Formação do PCdoB

18 janeiro, 2016

Fortalecer as ações e municiar de informações presidentes e secretários municipais de Formação e Propaganda. Com esse objetivo, foi realizado o 2º Encontro Estadual de Formação e Propaganda do PCdoB Bahia, no sábado (16/1), no auditório do Sindicato dos Comerciários, em Salvador.
O encontro teve início com uma apresentação musical e, na sequência, Ilka Bichara, secretária-adjunta de Formação e Propaganda do PCdoB Bahia, deu início a primeira mesa do encontro. Na ocasião, Caio Botelho, secretário Estadual de Formação, elogiou a pluralidade do evento. “Temos uma plenária bastante representativa e qualificada. A área de Formação e Propaganda é uma tarefa conjunta do partido e não só dos secretários da pasta. É importante vermos tanta gente empenhada nesse desafio”.
Segundo ele, as presenças de Adalberto Monteiro, secretário Nacional de Formação e Propaganda do PCdoB, e Nereide Saviani, diretora Nacional da Escola João Amazonas, deixou o encontro ainda mais interessante por se tratar de quadros extremamente importantes e empenhados na área de formação do PCdoB.
Caio Botelho afirmou que o encontro acontece em um momento decisivo para o país. “Precisamos garantir a permanência do mandato legítimo da presidente Dilma Rousseff. Nossa bandeira principal é a de ter condições para construir uma retomada forte dos setores da esquerda brasileira.”
Além disso, ele destacou as eleições deste ano, quando o PCdoB irá lançar 100 candidatos a prefeito e mais de mil para vereadores na Bahia. “Por isso é que precisamos fortalecer ainda mais a área de formação. Nossos militantes devem estar preparados e firmes na luta”, finaliza Caio.
Capacitar a militância
fp3Segundo Adalberto Monteiro, a escolha da época para a realização do encontro foi acertada. “O país vive uma guerra política. A direita quer sepultar o período progressista e popular promovido pelos governos de Lula e Dilma, e implementar uma receita neoliberalista e selvagem. Devemos estar preparados para esse momento”, avalia.
Por conta disso, o dirigente acredita que o trabalho da Formação e Propaganda se torna ainda mais importante. “Precisamos capacitar nossa militância para essa guerra. Temos de disseminar o marxismo na militância. E, nessa área, três verbos são extremamente importantes para nós: formar, elaborar e propagandear.”
Para Nereide Saviani, participar de atividades de formação é sempre algo gratificante. “Fico satisfeita em poder contribuir para a formação da nossa militância. A Escola João Amazonas trabalha com a formação e propaganda do partido.”
De acordo com Nereide, “a escola dos militantes é o próprio partido porque é na vida orgânica que aprendemos a ser comunistas. Aprendemos na vida política, na luta do cotidiano, nas conferências, nos encontros, com a teoria e o Programa Nacional do PCdoB. É assim que se forma um comunista”. O encontro prosseguiu ate o final da tarde do sábado, com a realização de debates e outras apresentações culturais.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados