Notícia

Estação do Retiro do Metrô de Salvador já está disponível

25 agosto, 2014

A Estação do Retiro do Metrô de Salvador, a quinta do primeiro trecho do transporte na cidade, já está disponível para a população. A estrutura, que tem 5,8 mil metros quadrados de área construída, com elevadores, rampas de acesso, escadas rolantes, piso tátil e banheiros para as pessoas com deficiências, foi entregue na manhã desta segunda-feira (25/8), em cerimônia com a presença do governador Jaques Wagner.

Assim como já acontece com as estações da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte, a nova estação vai funcionar gratuitamente, de forma assistida, das 9h às 16h. Da Lapa até o Retiro, o trecho total do metrô já entregue à população baiana é de 7,3 quilômetros. “Apesar dos transtornos, o Governo do Estado conseguiu tirar a obra do papel e estou muito feliz por garantir à população uma das coisas mais difíceis em cidades grandes como Salvador, que é a economia do tempo. Não tenho dúvida de que essas obras vão ajudar para que as pessoas tenham mais tempo para a família e o lazer”, afirmou Wagner.

Em 2013, a responsabilidade pela construção do metrô passou a ser do Governo do Estado, que deixou o serviço em funcionamento antes da Copa do Mundo, em junho deste ano. As intervenções necessárias para o funcionamento do primeiro trecho fizeram parte do Programa de Mobilidade Salvador, um pacote de obras estruturantes de mobilidade urbana tocado pelo governo estadual, com orçamento total de R$ 8,5 bilhões.

Integração

Segundo a assessoria da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), concessionária CCR Metrô Bahia, desde o dia 11 de junho, o metrô já teve mais de 480 mil acessos. São ao todo quatro vagões, cada um com capacidade para receber 250 passageiros, o que representa atendimento de mil pessoas por viagem, no percurso realizado em uma média de 16 minutos.

Além da Estação Retiro, o terminal para integração ônibus-metrô já foi concluído, mas ainda não está em funcionamento. “Estamos prontos para iniciar a integração a partir do dia 14 de setembro. Nós já concluímos a Estação Retiro e o terminal de integração já está preparado para receber os passageiros e para que o serviço de integração de modais comece a funcionar”, explicou o diretor-presidente da CCR Metrô na Bahia, Harald Peter Zwetkoff.

Pirajá

A previsão é que a Linha 1 do metrô seja concluída em janeiro de 2015, quando o transporte deve chegar a Pirajá. O restante do sistema metroviário da capital baiana deve ficar pronto em abril de 2017. Nos próximos três anos, será construída a Linha 2 do metrô, que fará conexão com a Linha 1 pela Estação Acesso Norte, passando pelo Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, Centro Administrativo da Bahia (CAB), Pituaçu, Flamboyants, Trobogy, Bairro da Paz, Mussurunga e aeroporto.

Fonte: Secom

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados