Notícia

“Estamos prontos para receber as primeiras doses ainda hoje e iniciar a distribuição”, diz Rui Costa

18 janeiro, 2021

Após aprovação do uso emergencial das vacinas contra o coronavírus pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),o  governador Rui Costa informou, por meio de suas redes sociais, que as vacinas contra COVID-19 começam a ser distribuídas ainda hoje, 18, aos 417 municípios baianos.

O plano de imunização estadual contra a Covid-19 foi divulgado pelo governo da Bahia na sexta-feira (15). Ele será dividido em quatro etapas e cada fase da campanha de vacinação terá a duração de um mês. De acordo com o governo do estado, estão previstas 5.144 salas de vacina em todo o estado, e serão necessárias 10,2 milhões de seringas e agulhas, considerando que os imunobiológicos possuem duas doses.

“Agora é não perder um segundo sequer para organizar a estratégia para imunizar a população o quanto antes. Cada dia que acelerarmos, mais vidas serão salvas. Corrida em favor da vida”, expressou o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB-BA). Já o deputado estadual Bobô (PCdoB-BA) afirmou “Seguimos acreditando na ciência e na vacina para vencer a Covid-19”.

Segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), é possível que os idosos com mobilidade limitada ou que estejam acamados sejam vacinados em casa. Nos centros urbanos, o drive-thru será estimulado, e no caso dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, a vacinação ocorrerá nas próprias unidades.  Os municípios distantes mais de 300 quilômetros da capital baiana terão as doses enviadas por aeronaves. As demais devem ser entregues por meio terrestre com escolta da Polícia Militar para garantir a segurança no deslocamento.

Mas a situação ainda é delicada, como aponta Fábio Vilas-Boas, secretário da Saúde da Bahia, pois declarou que “estamos 100% dependentes da Coronavac”, já que só temos estoque dela no país.  “A outra vacina aprovada, a de Oxford, não há sinais de que o Governo Federal vá conseguir adquirir no curto prazo”, prosseguiu.

Antes da aprovação emergencial das vacinas Coronavac e Astrazeneca, o governo da Bahia havia entrado com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para compra direta da vacina russa, posicionamento que o estado manteve devido à escassez de vacinas. Pois a Bahia já tem um contrato de prioridade para recebimento de até 50 milhões de doses da vacina Sputnik V, que recentemente apresentou índice de eficácia superior a 90% segundo os testes realizados.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados