Notícia

Estudantes protestam em Salvador contra cortes de Bolsonaro na educação

23 setembro, 2020

Um grupo liderado por entidades estudantis promove, nesta quarta-feira (23/09), um protesto em Salvador contra o corte bilionário anunciado pelo governo Bolsonaro para a educação. Simbólico, o ato foi marcado para 15h, no Viaduto do Canela, no Centro da capital baiana.

O protesto se junta a diversos outros que acontecem no país inteiro em alusão ao Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação. Uma das entidades mobilizadoras na Bahia é a UEB (União dos Estudantes da Bahia) e a presidenta, Layane Cotrim, avalia que os cortes são mais um ataque de Bolsonaro às universidades públicas.

“Esse ato é uma forma de demonstrar a nossa indignação com o presidente da República, que, em meio à pandemia, se preocupa mais em acabar com as universidades do que cuidar da saúde do nosso povo. Somos contra o corte bilionário na educação pela democracia universitária”, disse a presidenta da UEB.

Os cortes valem para o próximo ano, porque o governo anunciou uma redução significativa das chamadas despesas discricionárias de universidades e institutos federais no orçamento para 2021. A diminuição da verba pode chegar a R$ 1,4 bilhão, em comparação com 2020.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados