Notícia

Everaldo Augusto sugere isenção para bicicletas no Ferryboat

30 novembro, 2015

Ciclista, o vereador Everaldo Augusto (PCdoB) apresentou, na Câmara Municipal, o Projeto de Indicação nº 526/15, dirigido ao governador Rui Costa, sugerindo a isenção da cobrança de tarifa para bicicletas e similares no sistema ferryboat, que realiza a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica. A proposição reserva um espaço prioritário nas embarcações para a acomodação de bicicletas.
A cobrança de tarifa (R$16), inclusive, foi motivo de protesto de um grupo de ciclistas no dia 7 de novembro, pelo fato da concessionária que administra o sistema não reservar área própria para as bicicletas.
Ir e vir
No projeto Everaldo Augusto sustenta a necessidade de incentivo ao uso dos meios de transporte voltados para a mobilidade urbana sustentável. E observa que tanto a Lei federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política de Mobilização Urbana, quanto a Lei Municipal nº 8.040/2011, que regulamenta a implantação do sistema cicloviário de Salvador, precisam ser levadas em consideração.
O vereador chama atenção para o papel do poder público na integração dos distintos modais e no incentivo a um trânsito mais saudável e sustentável, o que considera fundamental para o crescimento da utilização de meios de transporte não poluentes. “E o uso da bicicleta favorece esse propósito”, defende Everaldo, ressaltando a importância da administração garantir o direito de ir e vir dos ciclistas.
Ele justifica, ainda, que “a soberania popular, a igualdade e justiça social, a função social da cidade, a função social da propriedade e o desenvolvimento sustentável são princípios consagrados implicitamente e explicitamente na Constituição Federal de 1988. Precisamos incentivar o desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo, ambiental e ecologicamente equilibrado”.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados