Notícia

Fabrício defende ano letivo remoto na rede pública: “mais seguro”

25 fevereiro, 2021

O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB-BA) defende que a retomada do ensino na rede pública no formato on-line é a melhor opção a ser feita nesse momento de pandemia. O parlamentar referiu-se ao planejamento apresentado pelo governo da Bahia de iniciar o ano letivo a partir do dia 15 de março.

“Tenho acompanhado de perto os impactos da pandemia na educação. Estive em várias reuniões com o secretário estadual de Educação, [Jerônimo Rodrigues], para debater o tema, e acredito que iniciar o ano letivo da rede estadual de forma on-line é, de fato, a alternativa mais segura, diante do avanço da Covid-19 na Bahia. Agora, o mais importante é priorizar o cuidado com a saúde da comunidade escolar”, afirmou Fabrício.

O projeto educacional, que tem como proposta fazer dois anos em um, de março a dezembro de 2021, dispõe de três fases para o retorno das aulas na Bahia. A primeira é exclusivamente remota, com a disponibilização de materiais digitais e não digitais para os estudantes; a segunda é híbrida, com três dias na sala de aula e três dias em casa, e a última é totalmente presencial, sendo que essas duas fases posteriores ainda não têm data, pois dependem da situação sanitária do país.

Os estudantes da rede pública podem contar ainda com internet nas escolas, caso não consigam acessar em suas residências, além de acessar o conteúdo pela televisão, por meio do novo canal da TVE, do Educa Bahia.

“Vamos fazer a nossa parte, cada um se cuidando, para barrar a pandemia. Nossa luta também é por mais vacinas. Tenho fé que, assim que vacinarmos a maior parte da população, os nossos estudantes poderão retornar às escolas [presenciais]. Mas, enquanto não tivermos vacinas para todos, temos que seguir com os cuidados, usando máscara e fazendo o isolamento social”, declarou Fabrício Falcão.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados