Notícia

Filme sobre Osvaldão, guerrilheiro do Araguaia, estreia em Salvador no dia 17

10 dezembro, 2015

cartaz-osvaldao-final-mostra2-FINAL-2015-sem-mostraAcabou a espera. O filme Onde está Osvaldão?, que retrata a vida e morte do líder negro que participou da guerrilha do Araguaia e foi um dos homens mais procurados pelo regime militar, estreia nesta quinta-feira (10/12) no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. O longa-metragem será exibido nas salas do Espaço Itau de Cinema em sete capitais. Em Salvador, a estreia nas telonas do Cine Glauber Rocha está marcada para a próxima quinta-feira (17/12), assim como em Belo Horizonte. Recife e Fortaleza só recebem o filme em janeiro.
A produção durou dois anos e foi patrocinada pela Fundação Maurício Grabois. Mas, não foi uma tarefa fácil, e os diretores tiveram de recorrer ao financiamento coletivo, que contou com os movimentos sociais do país, entre estes a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).
Os 90 minutos de duração retratam a trajetória de vida de Osvaldo Orlando da Costa: negro, nascido no interior de Minas Gerais, campeão de boxe no Rio de Janeiro e estudante de Engenharia em Praga, que se tornou uma figura lendária pela atuação na guerrilha do Araguaia. Quadro do Partido Comunista do Brasil, teve treinamento na China e voltou ao Brasil para ser um dos principais guerrilheiros do país.
Foi o primeiro combatente a chegar ao sul do Pará, em 1967, com a missão de implantar uma guerrilha junto com outros companheiros no Araguaia. O maior conhecedor da área entre os camaradas que lutavam morreu em 1974, com 35 anos. Teve sua cabeça decepada, exposta ao público, e sua ossada continua desaparecida até os dias de hoje, assim como seu filho, Giovani, levado por militares, na época com quatro anos. Com esta história, Osvaldão se transformou em um dos exemplos mais extraordinários de dedicação em defesa da liberdade.
Esta história é contada através de depoimentos e com o material que o pai dele conseguiu esconder das Forças Armadas. De acordo com os diretores, a narrativa se dá com uma abordagem humana, repleta de poesia.
 
Assista ao trailer: https://youtu.be/xd05NnL9NbE
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados