Notícia

FINPAT denuncia violência contra indígenas após assassinato de jovens pataxós

18 janeiro, 2023

Os jovens pataxós Samuel Braz, de 25 anos, e Nauí de Jesus, de 16, foram assassinados a tiros, na última terça-feira (17/01), enquanto trafegavam de motocicleta pela BR 101, no município de Itabela, no extremo sul da Bahia. Segundo a Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (FINPAT), o caso não é isolado e revela a violência a que estão sujeitos os indígenas que lutam pelo direito à terra.

Os assassinatos são atribuídos a pistoleiros e aconteceram próximo à Fazenda Condessa, que integra a lista de propriedades retomadas pelos pataxós, no território indígena Barra Velha, em Porto Seguro. Recentes ataques a armas de grosso calibre já vinham sendo feitos no local, e um deles deixou uma residência totalmente perfurada de balas.

Em uma nota assinada pelo presidente, Gerdion Santos do Nascimento, o Cacique Aruã, a FINPAT solicitou medidas urgentes para conter a violência e os assassinatos de indígenas na região. “A Justiça precisa ser feita, na prisão desses indivíduos, assassinos de indígenas e que paguem por seus crimes na forma e rigor da Lei”, diz um trecho do documento.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) informou que, logo que tomou conhecimento dos fatos, determinou reforço do patrulhamento policial na região e solicitou que a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Humano acompanhem o caso. “Não iremos tolerar qualquer tipo de violência!”, disse.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados