Notícia

FMG-BA inicia a 2ª etapa de seminário sobre lutas populares do estado

1 março, 2021

A 2ª etapa do Seminário Lutas Populares na Bahia, da Fundação Maurício Grabois, vai acontecer nesta semana, entre os dias 3 a 5 desse mês, sempre às 18h30 no formato online.

A primeira mesa, na quarta-feira, tem como temática as “Primeiras experiências de organização da classe trabalhadora”, sendo que a convidada Graça Leal, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), falará sobre as Associações Mutuarias, e Zé Raimundo, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), abordará a respeito da Formação dos Sindicatos e as Primeiras Greves.

No segundo dia, o assunto é sobre “Lutas Sociais do Século XX”, e tem como palestrantes Haroldo Lima, ex-deputado federal, responsável por falar sobre o Movimento contra a Carestia e Quebra-Quebra de 81, Javier Alfaya, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), que abordará a questão da Reconstrução do Movimento Estudantil, e Ana Guedes, representante do grupo Tortura Nunca Mais, a respeito da Clandestinidade e Luta pela Anistia.

Por último, na sexta-feira, acontece a mesa com o tema “O alvorecer do novo milênio”, com as participações da deputada federal Alice Portugal, que vai dialogar acerca da Luta contra o Carlismo e o Maio Baiano, e do ex-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Marcelo Gavião, falando sobre a Revolta do Buzu de 2003.

As inscrições para participar da 2ª etapa do Seminário Lutas Populares na Bahia podem ser feitas através deste formulário: shorturl.at/jowSU

Foto: Jornalistas Livres

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados