Notícia

Fórum de Movimentos Sociais define bandeiras para o ato no dia 20

14 agosto, 2015

O Fórum Baiano de Movimentos Sociais, que está organizando e convocando para a manifestação do dia 20 de agosto na Bahia, divulgou uma nota sobre as bandeiras que levará às ruas da capital baiana na ocasião (quinta-feira da semana que vem). Os motes definidos para o ato são ‘Fora Cunha [presidente da Câmara dos Deputados]’, ‘Não ao ajuste fiscal [do Governo federal]’, ‘A Petrobrás é nossa!’ e ‘A saída é pela Esquerda, com o povo na rua, por Reformas Populares!’.
“Consideramos essas bandeiras as mais adequadas para enfrentar a crise política e econômica em curso no país”, diz a nota do movimento. Batizado de ‘20 de agosto: tomar as ruas por Direitos, Liberdade e Democracia! Contra a direita e o ajuste fiscal’, o evento em Salvador terá caráter cívico e cultural, e vai acontecer na Praça da Piedade, às 14h.
Além do evento maior, na Praça da Piedade, a capital terá manifestações acontecendo durante todo o dia, em diferentes pontos. Uma passeata dos movimentos de moradia e de sem-teto está marcada para acontecer às 13h, saindo da Praça do Campo Grande, com destino à Piedade.
Abaixo, a íntegra da nota do Fórum Baiano de Movimentos Sociais:
 
20 de agosto: tomar as ruas por Direitos, Liberdade e Democracia! Contra a direita e o ajuste fiscal 
 
O Fórum Baiano de Movimentos Sociais convoca a população para tomar as ruas no dia 20 de Agosto, dia nacional de luta em defesa dos direitos sociais, da liberdade e da democracia. Está em curso no país uma trama golpista que tem como objetivo romper com a legalidade democrática e impor um perigoso retrocesso político que colocaria em risco a democracia,  os direitos dos trabalhadores e a soberania da nação. Em Salvador, a data terá mobilizações o dia inteiro, com destaque para a passeata dos movimentos de moradia e sem-teto, às 13h, saindo do Campo Grande. Nesta jornada, levantaremos  as bandeiras que consideramos as mais adequadas para enfrentar a crise política e econômica em curso no país: 
– Contra o ajuste fiscal! Que os ricos paguem pela crise!
A política econômica do governo joga a conta nas costas do povo. Ao invés de atacar direitos trabalhistas, cortar investimentos sociais e aumentar os juros, defendemos que o governo ajuste as contas em cima dos mais ricos, com taxação das grandes fortunas, dividendos e remessas de lucro, além de uma auditoria da dívida pública.
– Fora Cunha: Não às pautas conservadoras e ao ataque a direitos!
Eduardo Cunha representa o atraso. Transformou a Câmara dos deputados em uma Casa da Intolerância e da retirada de direitos. Somos contra a pauta conservadora  imposta pelo Congresso: terceirização, redução da maioridade penal, reforma política antidemocrática, defendemos uma Petrobrás 100% estatal. Estaremos nas ruas em defesa das liberdades: contra o racismo, a intolerância religiosa, o machismo, a LGBTfobia e a criminalização das lutas sociais.
– A Petrobrás é nossa!
A maior empresa do país, com papel estratégico para o nosso desenvolvimento, está sob mira dos que querem privatizá-la. Não aceitamos a entrega do pré-sal às empresas estrangeiras e defendemos uma Petrobrás 100% estatal.
– A saída é pela Esquerda, com o povo na rua, por Reformas Populares!
É preciso enfrentar a estrutura de desigualdades da sociedade brasileira com uma plataforma popular. Para aprofundar a democracia, defendemos reformas estruturais para o Brasil: reformas tributária, urbana, agrária e educacional, democratização das comunicações e reforma democrática do sistema político, para acabar com a corrupção e ampliar a participação popular.
 
Fórum dos Movimentos Sociais da Bahia
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados