Notícia

Governo anuncia projeto de ronda para ampliar proteção à mulher

4 agosto, 2014

O Governo da Bahia vai lançar, na próxima quinta-feira (7/8), data em que se comemora os oito anos da Lei Maria da Penha, o projeto Ronda Maria da Penha. O objetivo é acompanhar os casos de violência doméstica, para proteger a integridade das mulheres em situação de ameaça, além de facilitar o monitoramento do cumprimento das medidas protetivas aplicadas com base na própria lei.
A cerimônia de lançamento será às 16h, no Salão de Atos da Governadoria, no CAB, com presença do governador Jaques Wagner e dos representantes das organizações que farão parte do projeto. A iniciativa tem a parceria das secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM) e Segurança Pública (SSP).
Os primeiros municípios contemplados serão Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Governo (Secom/BA), em cada cidade, atuarão quatro equipes, cada uma composta por quatro policiais militares (duas mulheres e dois homens), dotadas de viaturas personalizadas.
O efetivo terá, ainda, formação específica nas áreas de gênero, raça e etnia, patriarcado, violência sexista, cidadania e qualidade de vida da mulher, entre outros temas. A ação é inspirada em diversas experiências na área do enfrentamento à violência contra a mulher em curso no país, entre elas, a Patrulha Maria da Penha, desenvolvida desde 2012 em Porto Alegre (RS).
Ainda segundo a Secom, o trabalho envolverá as Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensoria Pública, Ministério Público e Varas Especializadas, além da Polícia Militar (PM), que fará as abordagens e operações necessárias na ronda.
 
Da Redação

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados