Notícia

Haroldo Lima: Bolsonarismo foi derrotado, mas ainda não acabou

2 dezembro, 2020

O dirigente comunista Haroldo Lima analisou o resultado das eleições municipais deste ano, em um novo vídeo produzido para a coluna que possui no Portal Vermelho. Na avaliação dele, o presidente Jair Bolsonaro foi derrotado nas urnas, porque não elegeu os candidatos que apoiou, mas, no entanto, o bolsonarismo ainda continua ativo no país.

“Ninguém defendeu as ideias do presidente nas campanhas eleitorais. O negacionismo, a violência e tudo o que representa o atual governo afastaram votos. No lugar da ultradireita, cresceram os partidos do centro e da direita tradicional, muitos dos quais apoiam Bolsonaro enquanto sua popularidade perdura”, afirmou o dirigente do PCdoB.

Haroldo ainda destacou a frente ampla criada em diversas cidades para derrotar o bolsonarismo e que consolidou novas lideranças, a exemplo de Guilherme Boulos (Psol), Manuela D’Ávila (PCdoB), João Campos (PSB) e Edmilson Rodrigues (Psol). Para ele, o exemplo deve servir para 2022 e para a necessidade de revisão da legislação eleitoral.

“Agora, as eleições de 2022 estão no horizonte. A formação de uma frente ampla maior ainda depende da revogação de uma legislação eleitoral discricionária, que impede os partidos políticos de firmarem alianças ou coligações para fins eleitorais. Cabe aos parlamentares progressistas buscar apoio dos partidos que se fortaleceram e encaminhar as propostas de mudanças democráticas”, completou.

Assista à íntegra da análise de Haroldo Lima:

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados