Notícia

Haroldo: Omissão de Bolsonaro na pandemia ameaça exterminar indígenas

27 agosto, 2020

O ex-deputado constituinte Haroldo Lima, dirigente nacional do PCdoB, criticou as ações de combate ao novo coronavírus nas comunidades indígenas, no novo vídeo para a coluna que possui no site Nocaute. Para ele, a falta de uma política séria do governo federal de enfrentamento ao novo vírus pode expor a população indígena ao risco de extermínio, dado o avanço do número de casos entre os povos originários.

“Ao longo da história do Brasil, a população indígena foi praticamente exterminada […] Além das dificuldades que já enfrentam, os povos originários do Brasil foram gravemente atingidos pelo coronavírus, que já infectou 23 mil pessoas e fez 650 vítimas fatais. São necessárias medidas emergenciais para conter o coronavírus e impedir que a ação e a omissão de Bolsonaro exponham os povos indígenas ao extermínio”, defendeu o dirigente comunista.

Haroldo Lima ainda argumentou que fazer a defesa dos povos indígenas é papel e interesse da nação. “A ameaça de extermínio dos povos indígenas é algo que nos atinge, fere e desafia a todos nós brasileiros”, disse.

Assista à íntegra do depoimento de Haroldo:

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados