Notícia

Idosas são homenageadas em evento Mulheres em Foco, no Nordeste de Amaralina

1 abril, 2015

As atividades do mês de março em valorização à mulher baiana foram encerradas com chave de ouro. Foi realizado, no último sábado (28/03), o evento Mulheres em Foco – Melhor idade em um colégio no Nordeste de Amaralina. Senhoras e senhores, mas também muitos jovens, participaram do encontro, que teve como palestrantes o deputado estadual Bobô (PCdoB), o coordenador da Asaprev (Associação dos Aposentados e Pensionistas do Estado da Bahia), Marcos Barroso, além do vereador Everaldo Augusto, que promoveu a atividade.

Em parceria com o projeto É Vida – Enquanto há vida, há esperança, que promove o desenvolvimento comunitário de mais de 400 pessoas através de esportes como futebol, ginástica rítmica, capoeira e dança de salão, a reunião começou com um café da manhã organizado pela população. Apresentações de capoeira dos mestres Ninha e Falcão, de dança, e oferta de serviços de massoterapia da Projeta Cursos também estiveram entre as atrações do evento.

Durante as palestras, a população esteve sempre atenta. Para Bobô, o tema desta edição do “Mulheres em Foco” é muito importante. “Nós vimos aqui tratar de uma política fundamental para o país. É um momento que todos vão passar, quando estaremos mais sensíveis a doenças, sensíveis pelas falta de atividades diárias”, apontou.

Para Marcos Barroso, especialista na área, o direito do idoso passa pelo direito assinalado pelo projeto de lei do vereador que busca a gratuidade do transporte público para os idosos acima de 60 anos. “A Constituição Federal estabelece que, em matéria de transporte, a responsabilidade é do município e aí, a cidade pode fazer as suas próprias leis. Então, Everaldo Augusto, logo que se elegeu, apresentou o projeto do passe livre para o idoso. E ele continua nessa bandeira com encontros como esse. Tem gente que não consegue sair do seu bairro para ir para um médico distante, em razão do preço do transporte. Não dá para entender o idoso só ter a gratuidade com 65 anos se ele é considerado idoso a partir de 60”, afirmou.

Segundo Everaldo, a ação faz parte da política do mandato, que levou o debate aos bairros populares para discutir as demandas das comunidades. Nesse caso, foram tratadas políticas públicas voltadas para o idoso. “Esta foi uma ação vitoriosa não somente pela presença de moradores, jovens e de todos segmentos sociais, mas também foi importante pelo conteúdo discutido. As sugestões tratadas aqui serão levadas para a Câmara e algumas delas podem se tornar até mesmo projeto de lei”.

Com informações da ascom do vereador

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados