Notícia

Ilê Aiyê está entre os vencedores da Comenda do Mérito Cultural

21 outubro, 2014

A Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê está entre as 30 instituições e personalidades que receberão, no dia 5 de novembro, a Comenda do Mérito Cultural, homenagem concedida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), como reconhecimento de contribuição à valorização da cultura do estado. A cerimônia de premiação será realizada no Teatro Castro Alves (TCA).
Vencedor na categoria Sênior, que contempla os nomes já consolidados e de relevância incontestável para a cultura baiana, o Ilê Aiyê será representado, na cerimônia, pelo diretor-presidente do bloco, Antônio Carlos do Santos – Vovô. “Para nós, é uma honra muito grande ter esse reconhecimento ao lado de grandes nomes que, assim como o Ilê Aiyê, contribuíram para que acontecessem transformações importantes e imprescindíveis no cenário sócio-cultural de Salvador. Sendo um prêmio dentro do nosso estado e nos colocando ao lado de nomes como a Irmandade da Boa Morte, Mãe Stella de Oxossi e Cid Teixeira, dentre outros, sem dúvida, passa a ser um dos mais importantes já recebidos por nós”, declarou Vovô.
Os outros nove agraciados na categoria Sênior serão o professor e historiador Cid Teixeira; o músico Elomar Figueira Mello; o escultor, curador e museólogo, Emanoel Alves de Araújo; o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil; o professor e cineasta Guido Araújo; a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte; a ialorixá e escritora Mãe Stella de Oxossi; a escritora e poeta Myriam Fraga e o Teatro Vila Velha.
A premiação se estenderá ainda às categorias Júnior e Póstuma. A primeira, destinada a personalidades ou instituições em ascensão no cenário cultural, será recebida pela Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu – ACBANTU; o dramaturgo, escritor e ator Aldri Antonio Alves da Anunciação; o poeta e escritor Aleilton Fonseca; o músico Carlinhos Brown; o centro de conhecimento, cultura e inclusão social Cidade do Saber, localizado em Camaçari; o Circo do Capão; o diretor teatral Fernando Guerreiro, atual diretor da Fundação Gregório de Mattos; a atriz e cantora Laila Garin; o maestro Ricardo Castro e a Orquestra Santo Antônio, de Conceição do Coité.
Já a homenagem póstuma, que deverá ser entregue aos familiares dos agraciados, inclui personalidades de reconhecida atuação em prol da cultura baiana: o arquiteto Diógenes de Almeida Rebouças; o músico Dorival Caymmi; o médico, criador e reitor da então Universidade da Bahia, Edgard Santos; o cineasta Glauber Rocha; o escritor João Ubaldo Ribeiro; o escritor Jorge Amado; o artista plástico, escritor e sacerdote afro-brasileiro Mestre Didi; os mestres fundadores da Capoeira Pastinha e Bimba; o geógrafo Milton Santos e o produtor, dramaturgo e ator Ruy Cezar.
 
Fonte: Secom-BA

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados