Notícia

Iniciativa de Bobô, Dia do Paradesporto é celebrado nesta quarta-feira

22 setembro, 2021

Pela primeira vez, a Bahia celebra, nesta quarta-feira (22/09), o Dia Estadual do Paradesporto, criado pela Lei 14.331/2021, que foi sancionada no último mês de agosto. A iniciativa foi do deputado estadual Bobô (PCdoB), que é ex-jogador de futebol e militante da causa do esporte.

A data escolhida faz referência à criação do Comitê Paraolímpico Internacional, que aconteceu no dia 22 de setembro de 1989, na cidade alemã de Dusseldorf. Nesse dia, também é celebrado o Dia Nacional do Atleta Paraolímpico, instituído pela Lei 12.622/2012.

O objetivo da iniciativa do deputado do PCdoB foi de garantir que, em todos os dias 22 de setembro, o poder público e entidades civis viabilizem atividades que deem evidência e debatam a importância da modalidade esportiva. Para ele, o paradesporto é uma importante ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência.

“A iniciativa vai contribuir para fomentar e conscientizar a população e os municípios sobre o paradesporto, ampliando a prática paradesportiva e promovendo a universalização do acesso das pessoas com deficiência à prática esportiva”, declarou o parlamentar comunista, na ocasião da discussão sobre o projeto de criação da lei.

A celebração do Dia Estadual do Paradesporto acontece após a passagem de sucesso que os atletas brasileiros fizeram nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. No início do mês, o Brasil encerrou a competição com 72 medalhas – 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze -, a melhor participação do país nos jogos de todos os tempos.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados