Notícia

Irmã e sobrinho de Lula que vivem na Bahia apoiam Dilma

24 outubro, 2014

– Mãe, em quem a senhora vai votar pra presidente?

A pergunta quem faz é Samir Chamone, através de uma mensagem enviada à mãe pelo aplicativo de celular Whatsapp. Seria só mais uma conversa entre mãe e filho neste período eleitoral se a interrogação não fosse direcionada a Maria da Silva, irmã do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

– Em Dilma, filho – responde Maria, que vive em Dias D’Ávila, no interior da Bahia, ao filho que mora na capital, Salvador.

Maria da Silva Chamone é uma das irmãs de Lula por parte de pai. Nesta reta final da campanha presidencial, a outra irmã dela e do ex-presidente, Lindinalva da Silva, apareceu em um vídeo que circula na internet pedindo votos para Aécio Neves (PSDB). O posicionamento de Lindinalva se tornou destaque em jornais – está entre as matérias mais lidas da Folha de São Paulo -, no entanto, não é unanimidade na família.

A irmã baiana de Lula disse que discorda completamente de Lindinalva, em relação às críticas feitas a Dilma, através das redes sociais e da imprensa. Ela afirmou que há uma falsa impressão de que a corrupção só existe nos governos do PT, por conta da liberdade que os órgãos de investigação têm tido. “Tem ladrão em todo lugar e a diferença é que agora a Polícia Federal está investigando”.

“Eu sou eu e ela é ela. Somos vários irmãos e cada um tem uma opinião. Eu não gosto de Aécio e não voto nele de jeito nenhum. Não é porque Lula é meu irmão, até porque nunca nem precisei dele. Voto em Dilma porque é melhor com ela. Com Aécio não vai mudar nada. Podemos piorar”, defendeu Maria da Silva, que disse também pedir votos para Dilma.

Maria contou ainda que não compreende a atitude da irmã e que está triste com a repercussão, pois foi criado uma situação de que se a própria família de Lula não vota no PT é porque o partido não é digno de confiança. “Discordo dela e, quando soube, briguei com ela. Perguntei se ela estava maluca. Fiquei chateada porque soube pelos outros da rua [que a irmã declarou apoio a Aécio]”, acrescentou.

Samir, o sobrinho de Lula, também vota em Dilma. Ele é servidor público federal concursado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e também estuda Direito na instituição, em Salvador. A nova realidade do ensino superior público é uma das principais questões levantadas por Samir ao defender a reeleição da presidenta. É que ele esteve na Universidade no governo FHC, em outra graduação, e diz que os ganhos com Lula/Dilma são expressivos.

“Estudei também no CEFET-BA de 1996 a 1999 e trabalho na UFBA desde 2004. São quase 20 anos de instituições federais de ensino. Vivi os anos de sucateamento de FHC, com o PSDB, e agora acompanhei de perto as mudanças no ensino superior [depois de Lula]”, finalizou Samir Chamone.

Maria disse que enxerga os erros do PT, mas acredita que muita coisa deve melhorar com o segundo mandato de Dilma, pelo nível de imprevisibilidade das eleições desse ano. E conclui: “Dilma é o melhor caminho”.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados