Notícia

Juazeiro adere ao pacto de proteção às mulheres

18 julho, 2014

Juazeiro faz parte do Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. A secretária estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Vera Lúcia Barbosa, esteve reunida com o prefeito Isaac Carvalho, quando o gestor assinou o acordo federativo que reforça os compromissos do município para a implementação e qualificação de iniciativas de prevenção à violência sexista e atendimento integral às mulheres em situação de vulnerabilidades em decorrência deste crime.

O encontro, que aconteceu no último dia 16, contou com as presenças de representantes da rede local de atenção à mulher, conselho de direitos, secretários e outros dirigentes municipais, coordenadoras de serviços, além de vereadores e lideranças locais.

Isaac Carvalho destacou a necessidade de articulações conjuntas nas diversas políticas públicas, a exemplo de iniciativas nas áreas de habitação e assistência social, focadas na promoção da autonomia do segmento feminino em situação de violência. A próxima meta do município, inclusive, é a criação do serviço de abrigamento para as mulheres, o que fortalecerá ainda mais a rede local já existente, composta de Centro de Referência, Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) e Conselho da Mulher.

A secretária Vera Lúcia ressaltou que o Governo do Estado também é signatário do Pacto e colocou a estrutura governamental à disposição para discutir parcerias na área. Inclusive, uma audiência pública será realizada no município.

Ela lembrou ainda do compromisso do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) de implantar uma vara especializada no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Outra medida anunciada pela gestora foi a inclusão de Juazeiro no cronograma de visitas das Unidades Móveis de Acolhimento à Mulher, serviço itinerante voltado às mulheres de áreas rurais.

Com informações da SPM

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados