Notícia

Juazeiro é o único na Bahia selecionado para evento da Unicef

12 setembro, 2014

Juazeiro foi um dos 12 municípios brasileiros selecionados pelo Unicef para apresentar sua experiência na II Mostra Internacional das Semanas do Bebê, que acontecerá de 18 a 20 de novembro, em Belém do Pará. Na Bahia, a cidade foi a única que mostrou atividades exitosas durante um evento promovido em maio deste ano, ficando entre as 12 cidades destaques no país.

A programação da Mostra contará com oficinas, mesas redondas, cine-debate, atividades culturais e artísticas, realização de seminários, minicursos, etc. De acordo com representantes do Unicef, participaram do processo seletivo os trabalhos de 50 municípios do país. Cada trabalho foi analisado por um grupo formado por três avaliadores do Unicef e organizações parcerias.

Os critérios de avaliação levaram em conta o processo de planejamento, mobilização, divulgação, implementação de atividades diversificadas – envolvendo o maior número de segmentos do governo e da sociedade civil – e a fase de avaliação. Os municípios que criaram lei municipal ou seguiram lei estadual oficializando a Semana do Bebê receberam mais pontos no processo de avaliação.

A diretora de Humanização, Gestão do Trabalho e Controle Social, Carla Lorena Pesqueira, disse que durante a II Amostra Internacional o município divulgará as experiências ocorridas, que objetivam a integralidade do ser humano, o cuidado e o bem-estar social. “Toda política foi pensada valorizando a família em todos os seus contextos. O tema ‘Amamentação: Alimento, Amor e Proteção’ foi relevante para o processo de fortalecimento de vínculos entre comunidade e a rede intersetorial envolvida, dando norte aos diversos temas abordados em prol dos direitos das crianças e dos adolescentes. A Universidade Federal do Vale do são Francisco e a Abrinq também contribuíram de forma ímpar para o processo de valorização deste trabalho ora avaliado. Todos estavam comprometidos com a causa, e agora é mais do que justo este prêmio”, destacou.

O objetivo da Mostra, segundo organizadores do evento, é promover a troca de experiências entre países, Estados e municípios brasileiros e discutir as formas mais efetivas de fazer com que a Semana do Bebê contribua com a garantia dos direitos da primeira infância. Além da apresentação dessas 12 experiências municipais, a Mostra terá a participação de representantes de Portugal e da Argentina.

Com informações da Prefeitura de Juazeiro

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados