Tradicionalmente, a cidade de Juazeiro, interior da Bahia, realiza programação em comemoração ao Novembro Negro, mês destinado às ações de fortalecimento e divulgação da consciência negra em todo o país. Na quarta-feira (12/11), às 18h, e na quinta (13), de 8h às 17h, acontece o Fórum de ‘Diagnóstico para o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial’, no Centro de Cultura João Gilberto.
Na abertura do Fórum, acontecerá uma palestra com representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), exposição do Sistema de Promoção e Igualdade Racial de Juazeiro, exposição Fotográfica ‘Raça de Lata’, do fotógrafo Marcos Cesário.
O Fórum terá ainda apresentação cultural com o ‘Samba de Lata de Tijuaçu’, comunidade que reconhecida como território Quilombola pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Atualmente, Tijuaçu abriga 828 famílias, e fica entre os municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia e Antônio Gonçalves, no norte da Bahia.
No segundo dia do evento (13), a partir das 8h, os participantes poderão escolher entre oito eixos temáticos: ‘Geração de Emprego e Renda’, ‘Educação’, ‘Segurança Pública’, ‘Quilombo’, ‘Religiões de Matrizes Africanas’, ‘Combate ao Racismo e Sexismo’, ‘Saúde da População Negra’ e ‘Juventude Negra’.
No período da tarde, a professora da UNEB, Márcia Guena fará a palestra ‘O Processo de Reconhecimento de um Quilombo’. Na sequência, os grupos irão apresentar o diagnóstico de cada eixo temático e escolher a Comissão do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O encerramento do Fórum será com a apresentação cultural de São Gonçalo.