Notícia

Lavagem da Estátua de Zumbi é remarcada para esta quarta-feira (25)

24 novembro, 2020

A tradicional Lavagem da Estátua de Zumbi, que acontece em Salvador no 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, foi remarcada para esta quarta-feira (25/11). A Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade), em parceria com outras entidades do movimento social, fez questão de manter a atividade, mesmo diante das restrições impostas pela pandemia, pelo destaque que o debate racial tem ganhado, especialmente, neste ano.

Em um comunicado, a Unegro explicou que a lavagem de 2020 ganha uma importância singular porque vai “denunciar o perverso e excludente sistema eleitoral que impede a presença de negras e negros nos espaços de poder e se somar à mobilização nacional de denúncia do Carrefour racista, que brutalmente executou o trabalhador negro João Alberto Freitas”. O assassinato de João Alberto, em Porto Alegre, aconteceu na quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra.

A Lavagem da Estátua de Zumbi chega este ano à 12ª edição com o mesmo objetivo de manter viva a memória da resistência ancestral, reverenciar Zumbi e Dandara e a experiência revolucionária do Quilombo dos Palmares, localizado na então Capitania de Pernambuco. Além disso, segundo a Unegro, a atividade torna permanente a denúncia do racismo estrutural e seus impactos na vida da população negra e da nação brasileira.

Apesar da manutenção do evento em um momento de pandemia, a Unegro garantiu que está adotando medidas para impedir a disseminação do novo coronavírus. A concentração será na sede da entidade, localizada no Pelourinho (Rua Frei Vicente, número 13), a partir das 7h.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados