Notícia

Luta Olímpica do Brasil ganha luz própria na Bahia

17 agosto, 2015

Terminou na noite do domingo (16/8), no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, o Mundial Junior Wrestling (Luta Olímpica), realizado pela primeira vez na América do Sul. Desde o dia 11 de agosto, 461 atletas de 53 países mediram forças nos 553 combates.

Promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Mundial envolveu jovens de 18 e 20 anos nos estilos: greco-romano, livre feminino e livre masculino.
Toda a infraestrutura oferecida pela Bahia foi decisiva para trazer o evento ao estado, que desbancou Laussane, na Suíça; Sofia, na Bulgária; Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.
Rota esportiva
Na cerimônia de abertura, o governador Rui Costa destacou à imprensa a estrutura  do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ) como decisiva para receber o evento. “É um equipamento multifuncional que abriga vários esportes. Portanto, a Bahia está definitivamente no calendário nacional e internacional do esporte”.
Secretário Álvaro Gomes renovou sua proposta em incorporar o esporte na alma dos baianos: “O esporte melhora o aprendizado e traz inclusão social. Serve como fator de desenvolvimento humano, além de ser fundamental para a saúde física e mental das pessoas”.
Presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), Pedro Gama Filho, valorizou a oportunidade de divulgação e desenvolvimento do esporte. “Nossos atletas tiveram aqui na Bahia, uma experiência única de competir com os melhores do mundo da categoria”.
Educação escolar
Paralelo às lutas, alunos da rede estadual de ensino de Salvador e Lauro de Freitas tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Wrestling (luta olímpica), por meio do projeto Lotação Esgotada, que contemplou cerca de 6 mil alunos de 50 escolas que receberam “oficinas”. Nos dois últimos dias da competição, o projeto levou os alunos para ver as lutas no CPJ.
“Hoje, estamos vendo os atletas lutarem. Ficamos lembrando o que os treinadores passaram para a gente lá na escola. Aprendemos muitas coisas, entre elas, a importância da disciplina e do autocontrole”, conta Vitor Figueiredo, de 17 anos, aluno do Colégio Estadual Ana Cristina.
Titular da Setre, Álvaro Gomes comemorou: “Procuramos neste projeto estimular crianças e adolescentes da Bahia na prática da luta olímpica. Este foi o maior legado que este evento deixou aos baianos”.
Reforço na segurança
O Campeonato Mundial de Wrestling Júnior (Luta Olímpica) recebeu proteção 24 horas da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Em todos os trajetos para treinos e competições e locais de hospedagem, atletas, equipes técnicas e profissionais contaram com um efetivo de 467 policiais presentes no Aeroporto Internacional de Salvador, nos hotéis onde as delegações ficaram hospedadas e no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas.
Unidades móveis das bases comunitárias de segurança, que fazem parte das ações do programa estadual Pacto pela Vida, garantiram a segurança e a operação teve ainda o apoio de equipes do Esquadrão Águia, Polícia Montada e Rondas Especiais.
Turismo receptivo
A Secretaria de Turismo (Setur) também se fez presente na competição oferecendo informações em português, inglês e espanhol aos estrangeiros que desembarcaram em Salvador. Todos receberam um folheto reunindo as orientações de segurança preventiva e telefones úteis durante o período de competições e passeios.
Atrativos turísticos da Bahia foram apresentados ao público do Campeonato por técnicos da Setur que orientaram visitantes interessados em aproveitar o período para conhecer a Bahia. Eles também distribuíram informativos sobre regiões turísticas e as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim. Além de brasileiros, estrangeiros procuraram o serviço, a exemplo de italianos, russos e iranianos.
Entre as informações mais solicitadas, as dicas de localização e centros de comercialização de suvenires da Bahia, a exemplo do Mercado Modelo. O Pelourinho e destinos turísticos próximos a Salvador e Lauro de Freitas, como a Costa dos Coqueiros, foram alguns dos destaques.
Fonte: Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados