Notícia

Lutar para barrar o golpe e garantir a participação popular na defesa da democracia

5 maio, 2016

Reunida na última terça-feira (03/05), na sede municipal do PCdoB, a Comissão Política discutiu sobre o golpe de estado em curso no país, comandado por Eduardo Cunha e o vice-presidente Michel Temer, com o apoio da grande mídia, e reforçou que o Partido Comunista do Brasil vai se manter empenhado na luta em defesa da democracia, firme nas ruas. A Comissão decidiu também se manifestar contra o projeto do PDDU encaminhado pelo prefeito ACM Neto à Câmara de Vereadores. Assim como os anteriores, o PDDU não atende às necessidades reais da população e “mais parece um plano imobiliário”, segundo os dirigentes municipais.

Confira a resolução do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador:

“A sessão realizada na Câmara dos Deputados, que abriu o processo de impeachment contra o mandato da presidenta Dilma Rousseff, sem que ela tenha cometido qualquer crime de responsabilidade, pôs em marcha um golpe de Estado no país.

As forças derrotadas nas eleições de 2014 imprimiram uma agenda de ataques sistemáticos ao governo; de sabotagem da experiência democrática na tentativa de assumir o poder a qualquer custo.

O vice-presidente Michel Temer se transformou no principal artífice e beneficiário do golpe, articulado com o deputado federal Eduardo Cunha e figuras estratégicas do poder Judiciário e da Polícia Federal. Cunha goza de plena liberdade para agir da maneira mais arbitrária possível, embora seja réu – por decisão unânime do STF – por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

O golpe de Estado em curso revela que a elite e a mídia monopolista liderada pela Globo estão determinadas a alçar Michel Temer à condição de presidente para abrir o Brasil para o avanço da política neoliberal, substituindo a agenda do governo popular por uma política de retrocesso, com perdas de importantes conquistas sociais, desmonte dos direitos dos trabalhadores, maior flexibilização das relações de trabalho, desmantelo do Estado brasileiro, privatizações e entrega das riquezas nacionais ao capital estrangeiro.

O PCdoB em Salvador conclama suas bases para avançar na luta contra o golpe, a desmascarar os golpistas, liderados na Bahia pelo prefeito ACM Neto. É preciso desmascarar o documento do PMDB de Michel Temer, intitulado A Ponte para o Futuro, para que o povo soteropolitano tenha a dimensão das consequências nefastas que o golpe pode trazer. O golpe é deletério às conquistas do povo brasileiro dos últimos 13 anos.

Não aceitaremos nenhum governo imposto. O PCdoB propõe às demais forças políticas e ao movimento social a seguinte proposta: caso o Senado aprove a admissibilidade do impeachment, na votação marcada para o próximo dia 11 de maio, seja realizado um plebiscito para que o povo tenha o poder de decidir sobre a antecipação da eleição presidencial. Os comunistas defenderão o governo Dilma Rousseff e seguirão na luta para derrotar e resgatar a democracia!

A luta dos comunistas por um Plano Diretor Urbano democrático

O PCdoB em Salvador sempre defendeu um processo de debate e elaboração do Plano Diretor Urbano, que seja democrático, responda às reais necessidades da vida urbana na cidade e crie oportunidades para a população. Defendemos uma Salvador mais justa e mais humana, por isso não concordamos com a atual proposta do PDDU de ACM Neto, que mais parece um plano imobiliário.
O PDDU de ACM Neto não apresenta visão de futuro, não estabelece metas, prioridades e indicadores que sejam capazes de conduzir a gestão para tirar a nossa cidade da situação de penúltima capital em renda percapta e maior desemprego do país.
Semelhante aos dois últimos PDDU, a proposta de ACM Neto privilegia os interesses do grande empresariado do setor imobiliário.
Faremos uma grande manifestação na Câmara de Vereadores em apoio à bancada do PCdoB, de outras forças da oposição e dos movimentos sociais, no sentido de defender a cidade e um PDDU de perspectiva inclusiva, moderna e compatível com as aspirações da maioria da população.

Comitê Municipal do PCdoB
Salvador, 3 de Maio de 2016″

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados