Notícia

Maior vantagem absoluta de votos de Dilma foi na Bahia

27 outubro, 2014

Com 70% da preferência dos mais de 7 milhões de baianos votantes neste segundo turno, a presidenta Dilma Rousseff (PT) conseguiu no estado a maior vantagem absoluta em relação ao adversário, Aécio Neves (PSDB). Na Bahia, Dilma teve uma média de 2,9 milhões de votos à frente de Aécio, a maior que a presidenta conseguiu, em todo o Brasil.
Ao todo, foram 5.059.860 votos para Dilma e 2.153.111 para Aécio – o que representa 29% da preferência dos baianos pelo tucano. Com os 70% da votação, a presidenta aumentou o percentual no estado, que no primeiro turno tinha sido de 61% – 4,2 milhões de votos.
O presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, integrante do grupo responsável pela campanha da presidenta no estado, comemorou o resultado e defendeu que o êxito tem a ver com a eleição do novo governador Rui Costa, também do PT, ainda no primeiro turno. “Isso [o resultado] expressa a força da Bahia nesta conquista e revelou o alinhamento do governo estadual com o federal”, disse Daniel.
Em nome do Partido, aliado e protagonista do projeto encabeçado pelo PT, o presidente estadual também agradeceu a votação expressiva: “Mais uma vez a Bahia apresenta um resultado mais favorável. Agradecemos a todos os eleitores e eleitoras que acreditaram neste projeto. O PCdoB sempre confiou na vitória do povo brasileiro, em favor do País, em favor do projeto transformador, democrático e popular”.
Os estados com a segunda e a terceira maior vantagem de Dilma também são do Nordeste, região que garantiu 71% dos votos para a permanência do PT. O segundo foi o Ceará (frente de 2,4 milhões de votos – Dilma teve 76% da votação) e Pernambuco (frente de 1,9 milhão – Dilma teve 70% dos votos).
Em Salvador, administrada pelo prefeito ACM Neto (DEM), que é aliado de Aécio, Dilma também foi maioria. A capital baiana garantiu à presidenta 918.550 votos (67%), contra 447.339 (32%) para Aécio.
Quando se leva em consideração a votação a partir do número de eleitores de cada estado, o maior percentual de Dilma foi no Maranhão (78,76%), seguido do Piauí (78,29%) e do Ceará (76%).
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados