Notícia

Ministro Gilmar Mendes é recebido com protestos em Salvador

13 abril, 2015

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi recebido com protestos na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (FDUFBA), onde participou de uma banca de doutorado, na manhã desta segunda-feira (13/4), em Salvador. Entidades do movimento estudantil cobraram celeridade no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4650, sobre financiamento privado de campanhas eleitorais.
A ação está parada há mais de um ano na Corte, por conta de um pedido de vista feito pelo ministro, no dia 2 de abril do ano passado. O pedido de vista é um direito que os ministros possuem de parar a discussão para analisarem melhor a questão. No entanto, quando Gilmar utilizou do recurso já havia sido iniciada a votação, com seis votos contrários e um voto a favor das doações empresariais para candidatos a cargos eletivos – o STF possui 11 ministros.
No ato em Salvador, os manifestantes cantaram o ‘Parabéns pra você’ e apresentaram a Gilmar um bolo, em referência ao aniversário de um ano da paralisação da matéria no Supremo. Participaram do evento militantes da UNE, da UEB, da UJS, da ABES, da UBES, do Levante Popular da Juventude e da Juventude do PT, além de estudantes da FDUFBA, que se incorporaram ao movimento.
“A nossa finalidade foi de fazer pressão para que Gilmar Mendes possa devolver o pedido de vista do processo que torna inconstitucional o financiamento empresarial de campanha. Pra gente isso é fundamental, tendo em vista que a pauta prioritária é a reforma política e o financiamento público é a porta de entrada”, explicou Marianna Dias, presidenta da União dos Estudantes da Bahia (UEB).
Acompanhado de Gilmar Mendes, estava o também ministro do STF Teori Zavascki, que também participou da atividade na Universidade. Segundo Marianna Dias, o ato foi pacífico.
Confira o vídeo.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados