Notícia

Moa do Katendê recebe homenagem póstuma do Senado Federal

12 dezembro, 2018

O mestre de capoeira baiano Moa do Katendê (Romualdo Rosário da Costa), assassinado em Salvador após uma discussão política durante o primeiro turno das eleições de 2018, recebeu homenagem póstuma, na última segunda-feira (10/12), no Senado Federal. A homenagem, proposta pela senadora Lídice da Mata (PSB/BA), aconteceu durante a sessão de entrega da Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.
A comenda foi criada a partir de sugestão da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), e tem por objetivo premiar anualmente artistas e instituições que realizem trabalhos e ações voltadas para a valorização da cultura, folclore e saberes tradicionais do povo brasileiro. Fátima destacou a biografia de Moa e ainda criticou o clima de ódio no País, que motivou o assassinato do mestre.
“[Moa] Foi brutalmente assassinado a facadas após o primeiro turno das eleições gerais deste ano, assassinato esse que chocou o Brasil e revoltou não o Brasil, mas o mundo. Infelizmente, um ataque motivado por discussões políticas. Enfim, mais uma vítima desses tempos de intolerância política que temos presenciado”, disse a senadora Fátima Bezerra, que foi eleita governadora do Rio Grande do Norte.
Também foram homenageados o cordelista Antônio Francisco Teixeira, o músico Nelson da Rabeca, o produtor cultural Nilson Rodrigues, o ator Pedro Baião, o Museu da Gente Sergipana, e a Câmara Brasileira do Livro (CBL). Além de Moa, receberam a homenagem in memoriam os folcloristas Deífilo Gurgel e João Carlos Paixão Cortes.
A senadora Lídice garantiu que fará a entrega da homenagem aos familiares de Moa, em uma agenda específica na Bahia.
 
Colaborou Ascom/Lídice

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados