Notícia

Mobilidade e bilhete único são tratados com entidades em Juazeiro

9 junho, 2014

sp

A Comissão de Mobilidade Urbana de Juazeiro – formada por militantes da União da Juventude Socialista (UJS), presidentes de associações de bairros, lideranças comunitárias e sindicais – esteve reunida com o prefeito da cidade, Isaac Carvalho (PCdoB), para discutir as demandas do transporte público municipal. O encontro foi realizado na última quinta-feira (05).

A Comissão apresentou ao prefeito a proposta do Bilhete Único para os usuários dos ônibus que trafegam nas linhas urbanas, além da criação do Fundo Municipal de Mobilidade Urbana e do Sistema Municipal de Transporte Público. Para o presidente da UJS, José Manoel dos Santos, a iniciativa é embasada no clamor popular por um transporte público de qualidade.

“Essa é uma proposta que visa tornar o sistema autofinanciado e viabilizado, trazendo toda a sociedade para se inserir nesse processo e assim efetivamente melhorarmos a qualidade desse essencial serviço”, destacou José Manoel dos Santos.

De acordo com levantamento da Comissão, apenas 6% dos juazeirenses utilizam o transporte coletivo em virtude do alto custo e da precariedade dos ônibus. “Com a criação do Fundo, aumentaremos o número de usuários porque o sistema será ampliado e melhorado sob a administração do poder público, que receberá o valor do bilhete e fará a remuneração por quilômetro rodado à empresa”, explicou o gerente de Juventude, Stallone Araújo.

O prefeito Isaac Carvalho parabenizou a iniciativa da Comissão e falou sobre a importância de o projeto ter uma discussão ampliada com os empresários e os sindicatos patronais. “Essa já era uma pauta da nossa gestão e temos todo o interesse em levar essa proposta adiante, ampliando a discussão com o segmento empresarial que certamente também tem total interesse no assunto”.

Isaac reforçou que o objetivo do governo é transformar a proposta do projeto em ação. “Após uma ampla discussão do poder público com a sociedade civil organizada, transformaremos o projeto em Lei e o encaminharemos à Câmara para aprovação”, concluiu.

Contribuições

Para o assessor de Relações Institucionais, Fernando Dantas, a criação do Fundo Municipal de Mobilidade Urbana e do Sistema Municipal de Transporte Público trará mais eficácia ao sistema e diversos outros benefícios para a população. “Veremos uma forma legal para que uma parte dos recursos arrecadados com o IPVA e com o IPTU sejam repassados para o Fundo e em seguida revertidos também em melhoria e manutenção das vias públicas”, colocou.

Já o presidente do Sindicato dos Comerciários, Renato Rocha de Sena, acredita que as iniciativas oferecerão mais qualidade de vida à população, com a implantação de um transporte público mais barato e eficiente. Além disso, deverá contribuir com o meio ambiente, pois certamente diminuirá a quantidade de motos e carros nas ruas.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados