Notícia

Morre Carlos Valadares, aos 75 anos, em Minas Gerais

20 outubro, 2020

 

É com profundo pesar que o Comitê Estadual do PCdoB informa a morte do médico e militante histórico Carlos Antônio Melgaço Valadares, o nosso Carlos Valadares, ocorrida na madrugada desta terça-feira (20/10), em Belo Horizonte (MG). Carlos tinha 75 anos e teve complicações após passar por uma cirurgia, no último final de semana.

Natural do município mineiro de Sete Lagoas, Carlos Valadares passou boa parte da vida em Salvador, depois que conheceu a primeira esposa, a professora feminista Loreta Valares, no movimento estudantil – ele foi, inclusive, dirigente da UNE. Por conta das mobilizações contra a ditadura civil-militar (1964-1985), o casal foi preso, torturado e exilado na Argentina e na Suécia – neste último país Carlos concluiu o curso de medicina.

De volta ao Brasil, Carlos especializou-se em Medicina do Trabalho e passou a atuar junto a diversos sindicatos baianos e no Polo Industrial de Camaçari na defesa da saúde da classe trabalhadora do estado. Foi um dos responsáveis pela implantação do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador, o CESAT, criado em 1988, com sede em Salvador.

A militância do PCdoB baiano está consternada com a notícia da morte de Carlos. Conhecido pela simpatia, humanismo e dedicação à luta contra as injustiças, que marcou a sua biografia, ele foi um militante de primeira hora, querido e reconhecido quadro comunista que incalculáveis contribuições deu à construção do partido no estado.

Em nome do presidente estadual, Davidson Magalhães, o PCdoB da Bahia homenageia a digna e virtuosa trajetória Carlos Valadares, ao tempo em que se solidariza com familiares e amigos por essa irreparável perda. Ele deixa marcas profundas nos corações de todos e todas que acreditam em um fazer político humano, terno, e, ao mesmo tempo, com bravura e firmeza.

Neste momento triste, lembramos de um poema de Loreta Valadares:

 

“Não te esqueças de mim

minha memória…

a vida que levei

as lutas que ganhei e as sem vitória.

Não te esqueças de meu sonho

a gargalhada e de minh’alma apaixonada

que te fique a lembrança enlouquecida de viver.”

 

Você é inesquecível, Carlos!

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados