Notícia

Morre dirigente da CTB-BA e da Assufba, Umberto Carvalho Bastos

22 outubro, 2014

Faleceu na última terça-feira (21/10), em sua residência, o dirigente da CTB Bahia e diretor Jurídico da Assufba Sindicato, Umberto Carvalho Bastos. O sepultamento acontece na tarde desta quarta-feira (22/10), no Cemitério Campo Santo, na Federação, em Salvador.

Umberto faleceu em casa, após retornar do hospital, onde esteve internado e passou por uma cirurgia. Conhecido por seu trabalho de mais de 40 anos como técnico-administrativo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ele era um antigo militante do PCdoB na Bahia.

Vice-presidente da Acbantu (Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu), Umberto Bastos era um expoente militante do movimento negro e representante das religiões de matriz africana.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que também é técnica-administrativa da UFBA e foi colega de Umberto por muitos anos na Assufba, falou do exemplo de luta e determinação do militante. “Umberto Bastos, era funcionário exemplar do Museu de Arte Sacra, era um grande companheiro. Participou de todas as nossas vitórias, inclusive esta última, em meio a grandes dificuldades, mantendo a alegria”, afirmou.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados