Morreu na madrugada desta segunda-feira (04/05), em Salvador, Fernando Schmidt, ex-vereador da capital e ex-presidente do Esporte Clube Bahia. Ele tinha 76 anos e estava internado no Hospital Jorge Valente desde o dia 26 de abril, quando deu entrada pelo agravamento de problemas neurológicos e diabetes.
Schmidt foi eleito vereador de Salvador em 1984, pelo MDB (antigo PMDB); foi chefe de gabinete e ministro interino do Ministério do Trabalho e Emprego durante o governo Lula; diretor-presidente da Codeba; chefe de gabinete no governo de Jaques Wagner; secretário estadual de Assuntos Internacionais e esteve à frente da Agenda Bahia, também no governo Wagner; entre outras funções.
No Bahia, Fernando Schmidt foi presidente duas vezes: primeiro em 1975, quando construiu o centro de treinamento do Fazendão, e a segunda vez foi em um momento histórico: em 2013, quando uma ação judicial retirou o ex-presidente Marcelo Guimarães Filho do poder e Schmidt se tornou o primeiro presidente do clube eleito democraticamente.
O sepultamento está previsto para acontecer às 15h desta segunda-feira, no Cemitério do Campo Santo, no bairro da Federação, na capital baiana.
Os comitês municipal e estadual do PCdoB em Salvador e na Bahia, respectivamente, lamentam profundamente a perda de um aliado nas lutas travadas pela esquerda no município e no estado, e se solidarizam com familiares, amigos e companheiros de Schmidt.