Notícia

Município de Poções completa 135 anos de emancipação política

26 junho, 2015

O município de Poções, na região sudoeste da Bahia, administrado pelo prefeito Otto Magalhães (PCdoB), comemora, nesta sexta-feira (26/6), 135 anos de emancipação política. A cidade, que é cortada pela BR-116 (Rio-Bahia), é uma das mais importantes da região sudoeste.
Através da assessoria de imprensa, o prefeito Otto disse que há muitos motivos para comemorar no 135º aniversário. O município tem “uma população participativa na economia e na cultura, não deixando acabar tradicionais festejos que fazem de Poções uma referência no cenário cultural regional”, diz a nota.
É em Poções que acontece a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, o padroeiro da cidade, desde 1878, mesmo antes da emancipação política. O evento, que acontece em maio, é um dos mais importantes do calendário religioso do estado e atrai anualmente cerca de 30 mil visitantes.
Antes de conseguir a independência, o município era um distrito de Vitória da Conquista, quando a cidade ainda era conhecida como Arraial da Vitória. O nome Poções teria surgido pela existência de uma vasta quantidade de poços na localidade. Primeiro foi Vila do Poções e, depois, somente Poções.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população atual de Poções é de mais de 48 mil habitantes.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados