Notícia

Ney Campello: Os adversários da Copa foram derrotados na abertura

13 junho, 2014

O secretário estadual para Assuntos da Copa Mundo, Ney Campello, comemorou o resultado da cerimônia de abertura do mundial de futebol, que aconteceu na última quinta-feira (12/6), na Arena Corinthians, conhecida popularmente como Itaquerão, em São Paulo. Para ele, o sucesso do evento de estreia significou a derrota dos que integram o movimento “Não vai ter Copa”.
“Temos um início de Copa do Mundo muito positivo. Primeiro, porque foi uma Copa de paz. Alguns protestos aconteceram pelo país, mas foram tímidos. A população internalizou bem a mensagem de que a Copa vai trazer legados e está entusiasmada com o evento. Os adversários da Copa foram derrotados ontem [na abertura]”, afirmou o titular da Secopa-BA.
Sobre as duas manifestações que ocorreram em Salvador, durante o evento de abertura, Ney Campello disse que elas não conseguiram ser expressivas, como as de junho do ano passado, justamente porque os brasileiros compreenderam a importância de passar uma imagem positiva do país para o mundo. Segundo ele, caso as manifestações se repitam durante os jogos da capital, a polícia baiana estará orientada a tratar com os manifestantes com democracia.
“A orientação dada pela Secopa e pelo governador [Jaques Wagner] à Polícia Militar é de que os manifestantes sejam tratados democraticamente”, explicou o secretário. O primeiro dos seis jogos de Salvador acontece nesta sexta-feira (13), com a partida Espanha e Holanda.
Ney Campello falou ainda sobre o início das exibições públicas dos jogos, que acontecem na capital baiana e em mais de 30 municípios do interior – a Bahia foi considerada o estado com mais exibições públicas na Copa. Além de disponibilizar os telões para a transmissão das partidas em locais públicos, a secretaria também financiou festas, que acontecem logo após.
O secretário afirmou que há uma expectativa de que Salvador seja uma das cidades-sede mais alegres e, segundo ele, as festas nas duas exibições públicas da capital – nos bairros de Plataforma e Imbuí – já deram uma prévia de como serão os jogos na Arena Fonte Nova. “Só no Imbuí foram 12 mil pessoas torcendo pelo Brasil, segundo a Polícia Militar, em uma festa que não registrou nenhum incidente”.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados