Notícia

Nilton Vasconcelos abre as comemorações pelos 25 anos da Fonset

14 novembro, 2014

As comemorações dos 25 anos do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset) tiveram início nesta sexta-feira (14/11), em Salvador, durante a 93a Reunião Ordinária, que contou com a participação de secretários de Trabalho de todo o país e mais o ministro do Trabalho, Manoel Dias, a diretora do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, do secretário de Políticas Públicas do Trabalho, Silvani Pereira, dentre outras autoridades.
Coordenando a reunião, o presidente do Fonset e secretário de Trabalho da Bahia, Nilton Vasconcelos, lançou a 9ª edição da Revista Fonset – uma publicação com temas pertinentes ao mundo do trabalho. Hoje à noite, a partir das 19h, as solenidades prosseguem no Hotel Sheraton, no bairro do Campo Grande, quando serão distribuídas medalhas aos que, nesta trajetória, fortaleceram o Sistema Público de Emprego.
Para o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, “sem a parceria com o Fonset não haveria como implantar as políticas públicas do segmento pela complexidade e, especialmente, pela dimensão territorial do país. A parceria tem sido fundamental para atender a população e ao trabalhador brasileiro com qualidade”. O ministro aproveitou para elencar as ações já realizadas e que buscam a modernização do Ministério.
O presidente do Fonset, Nilton Vasconcelos, disse que o colegiado que dirige, “integra o esforço de relacionamento horizontal entre os entes federativos com vistas a influenciar as políticas verticais sob a responsabilidade da União. Os Fóruns e Conselhos são, no contexto do federalismo, espaços para o aprimoramento da relação intergovernamental na execução das suas atribuições”, destaca. Lembrou, ainda, que o Fonset participa do Conselho Nacional de Economia Solidária e do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).
A diretora da OIT, Laís Abramo, convidada para as comemorações dos 25 anos do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), disse que “o Fonset tem sido um parceiro inestimável da OIT na promoção da Agenda do Trabalho Decente nas diversas regiões do país, e no esforço por incorporar a essa agenda, a riqueza e a diversidade de situações que caracterizam o Brasil”.
Primeiro presidente do Fonset, Esacheu Nascimento, mostrou-se feliz de ver a organização que o Fonset conquistou nestes 25 anos, reconhecendo a importânica que teve a reformulação do colegiado a partir de 2009. O Forum agrega os interesses das relações de trabalho no Brasil”, enfatizou.
Também estiveram presentes na abertura da reunião a deputada federal (PMDB/AP), Fátima Pelaes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Rede Sine, representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Centrais Sindicais, Gestores Públicos Municipais do Trabalho, União dos Municípios da Bahia (UPB), Agência de Desenvolvimento da Bahia (Desenbahia)) e Sebrae.
Fonset
O Fonset teve a sua formalização oficializada em junho de 1989. Agora em 2014, tem como presidente o secretário do Trabalho da Bahia, Nilton Vasconcelos, que já presidiu o colegiado em outra oportunidade: março/2009 a março/2012. Em março de 2014, foi novamente reconduzido ao cargo.
Nestes 25 anos de existência, o Fonset vem desenvolvendo uma trajetória importante de articulação e debate sobre questões mais relevantes do mundo do trabalho. Sua preocupação central, conforme o mandato e o papel institucional das secretarias que o compõem, é a melhoria e fortalecimento das políticas públicas de emprego no país.
 
Fonte: Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados