Notícia

“Nossa bancada está unida para enfrentar as desigualdades sociais”, afirma Augusto Vasconcelos

21 janeiro, 2021

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB-BA) tornou-se oficialmente, na segunda-feira (18), o líder do PCdoB na Câmara de Salvador, tendo como vice o vereador Helio Ferreira (PCdoB-BA). Augusto informou o que pretende fazer logo de início no seu mandato, que tem como prioridade o enfrentamento da pandemia e as consequências sociais e econômicas desta.

Entre as ações está o projeto de indicação para que os trabalhadores e as trabalhadoras, em serviços essenciais, sejam incluídos na Fase 4 do Plano de Imunização contra a Covid-19, assim como o projeto de criação da Comissão do Trabalho, Emprego e Renda, que tem como objetivo construir propostas que ajudem a cidade a se desenvolver.

“Faremos um mandato com foco nas demandas da classe trabalhadora e dos pequenos empreendedores. Salvador é uma das capitais com maior índice de desemprego no país, e a Câmara precisa pautar o assunto”, declara Augusto Vasconcelos.

Outra questão que o atual líder do PCdoB na Câmara defende é a do acesso à educação. Conforme ele, a pandemia aprofundou ainda mais a desigualdade na educação, tendo como exemplo o alto índice de abstenção no Enem. A discrepância está presente, sobretudo, no acesso, pois muitos estudantes, que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica, não têm condições técnicas para estudar à distância.

“É inconcebível que ainda não exista um plano de democratização da internet na cidade. A maioria das famílias não possui condição de garantir aulas online pela falta de estrutura. Possibilitar o acesso dos estudantes de escolas públicas às aulas é fundamental. Enquanto as aulas presenciais não são possíveis, é dever do poder público oferecer equipamentos que assegurem que os conteúdos pedagógicos se tornem acessíveis”, expressa Augusto, que defende ainda que os profissionais da educação sejam prioridade na vacinação, para acelerar o retorno às aulas presenciais.

E a mobilidade urbana de Salvador?

Ao lado de Augusto Vasconcelos (PCdoB-BA), na defesa dessas pautas, está Helio Ferreira (PCdoB-BA), que também chama atenção para as problemáticas da mobilidade urbana em Salvador. O vice-líder afirma que já tem diversos projetos para melhorar a vida dos moradores e dos rodoviários da capital baiana.

“Sempre venho dando destaque para a proposta que vai implantar a Tarifa Social em nossa cidade. Isso é fundamental para dar acesso gratuito no transporte público aos estudantes, desempregados, e idosos a partir de 60 anos. Dessa forma, vamos corrigir um problema social histórico. Mais de 30% da população não pega o transporte por não ter condições de pagar pela tarifa. Pretendo mudar esse cenário”, expressa Helio.

O vereador fala ainda que sempre batalha para conseguir o  aumento da frota de ônibus na capital baiana, pois “Salvador tem um sistema de transporte público à beira da falência. Éramos 18 empresas de ônibus, e implantaram esse modelo reduzindo para apenas 3 empresas, com isso a população perde e os e trabalhadores também. A população perde porque já temos quase 500 ônibus a menos com esse modelo equivocado. Vou lutar para reverter essa situação que também retira postos de trabalho dos rodoviários.”, anuncia.

Deixa evidente também que acredita que o sistema de transporte de Salvador tenha solução, bastando usar os recursos do transporte, através do fundo de mobilidade, o que permitiria mais linhas e mais ônibus para a população soteropolitana.

E é pensando na defesa dos direitos dos cidadãos de Salvador que Augusto Vasconcelos (PCdoB-BA) e Helio Ferreira (PCdoB-BA) pretendem aproximar a cidade da Câmara, através da proposta de uma Plataforma Digital Interativa, que possibilita que as pessoas apresentem suas opiniões sobre os projetos que estão em tramite.

Pois, conforme o líder do PCdoB na Câmara, “nossa bancada está unida para enfrentar as desigualdades sociais, raciais e de gênero na nossa cidade. Atuaremos em temas importantes para a vida das pessoas, como as questões de mobilidade, saúde, meio-ambiente, entre outros”, garante Augusto.

 

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados