Notícia

Nota do PCdoB sobre os 30 anos do Foro de São Paulo

Paulo Miranda
10 julho, 2020

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) saúda de maneira entusiasta a chegada dos 30 anos de existência do Fórum de São Paulo (FSP), comemorados no último dia 4 de julho. Durante toda a sua trajetória, o FSP se destacou como um espaço valioso e plural de articulação e reflexão das forças democráticas e progressistas da América Latina e Caribe, sendo um polo irradiador de ideias avançadas a serviço da justiça social, da soberania e da democracia.

Ao longo de toda a década de 90, dirigiu e participou ativamente das lutas anti-neoliberais e renovou as esperanças dos povos em um mundo que se transformava profundamente. Nos anos 2000 seus partidos membros conquistaram governos em todas as regiões do continente. Governos democráticos e progressistas de partidos e movimentos ligados ao FSP foram responsáveis por tirar milhões de latino-americanos da pobreza, aprofundar a democracia, ampliar o acesso dos trabalhadores à educação, criar e fortalecer mecanismos de integração regional, entre outras importantes conquistas.

Com a chegada da onda de restauração conservadora, várias destas conquistas passaram a ser alvos de ataques destrutivos. Diante disso, o FSP, ao mesmo tempo em que se debruçou sobre erros e limitações que permitiram o avanço reacionário, tem plena consciência de que os ataques às experiências do ciclo progressista na América Latina e Caribe, bem como a perseguição e lawfare contra seus líderes populares, se dão principalmente por conta dos acertos e virtudes de sua atuação.

O próprio FSP, como organismo e espaço multilateral, cujas deliberações são públicas e pugnam sempre pela defesa dos direitos humanos e do aprofundamento da democracia, é vítima de insidiosa e caluniosa campanha de difamação por parte da extrema-direita e dos neofascistas.

 

A seiva vital do FSP vem de mais de uma centena de forças democráticas e progressistas de toda a América Latina e Caribe, com diversas visões políticas, estilos e métodos de atuação, convergindo em favor da luta contra o neoliberalismo e o imperialismo.

O PCdoB continuará dedicando seus esforços, ao lado de todas as demais organizações, para fortalecer o caráter amplo e unitário do Foro de São Paulo, com plataformas de lutas que sejam transformadas em instrumentos eficazes, política e institucionalmente.

Longa vida ao FSP!

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados