Notícia

Nova bancada feminina da AL quer uma mulher na Presidência

23 outubro, 2014

Através de uma articulação da deputada estadual Luiza Maia (PT), a nova bancada feminina da Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) se reúne, na próxima semana, para discutir a eleição da mesa diretora da Casa. A parlamentar, que foi reeleita, já adiantou que o foco do debate será a necessidade de ter uma mulher na Presidência do legislativo estadual.
Para Luiza, o momento pede que a predominância masculina no poder seja quebrada. “As mulheres estão em todos os espaços de poder, mas nossa representação ainda é muito pequena. A eleição de Dilma Rousseff, primeira presidenta do Brasil, foi um grande marco na luta feminina pela igualdade e, agora, queremos trazer essa mudança para o parlamento baiano”, explicou a deputada.
No encontro da próxima semana, as novas deputadas devem escolher, ainda, o nome da mulher que poderá disputar a vaga. Luiza Maia fala também em traçar estratégias para “sensibilizar os nossos colegas deputados para apoiarem a eleição de uma mulher”.
A Assembleia Legislativa baiana nunca teve uma mulher no posto máximo e os homens sempre foram maioria entre os parlamentares. Para 2015, o número de deputadas caiu de nove para sete, em relação a 2010. Das 63 cadeiras disponíveis, 56 serão ocupadas por homens.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados