Notícia

Novos integrantes do Comitê Estadual: conheça Aline Lima

24 novembro, 2015

IMG-20151123-WA0009
 
Aline Lima de Sousa, ou Alina Lima apenas, tem 25 anos (1990-2015) e é uma das mais jovens integrantes do Comitê Estadual. Natural do município de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, Aline é tesoureira e coordenadora de movimento secundarista da seção baiana da União da Juventude Socialista (UJS-BA). Ela também cursa o 1º semestre de Ciências Contábeis na Faculdade D. Pedro II, em Salvador.
O primeiro contato de Aline com o PCdoB se deu em 2007, através da militância na União Municipal dos Estudantes Secundaristas Conquistenses (UMESC), onde mais tarde chegou a ser presidenta (gestão 2008/2009). Primeiro se filiou à UJS e, em seguida, ao partido. Na UMESC, participou das mobilizações pela implantação do sistema de cotas na Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB).
Em 2009, assumiu a vice-presidência da seção baiana da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o que a obrigou a deixar incompleta a gestão na UMESC e a se mudar para a capital, Salvador. No mesmo ano, foi eleita presidenta da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), para a gestão 2009/2011. Cumprida a missão, retornou para sua terra natal.
De volta a Vitória da Conquista, Aline reuniu esforços para a reconstrução da UJS local, assumindo a presidência da entidade (2012/2014). Nas eleições de 2012, foi candidata a vereadora pelo PCdoB e, embora não tenha sido eleita, conseguiu incluir no processo eleitoral o debate sobre o empoderamento dos jovens e das mulheres, que foi o mote da sua campanha.
Nesse tempo, Aline também ingressou no curso de Letras da UESB e fez parte do movimento estudantil da Universidade. Em 2013, presidiu o Centro Acadêmico do curso e fez parte da gestão do Diretório Central dos Estudantes, onde foi secretária de Organização. A estudante voltou mais uma vez para Salvador em 2014, quando assumiu a direção estadual da UJS.
Sobre as expectativas que tem da participação na nova composição do Comitê Estadual do Partido (pergunta que está sendo feita a todos os novos integrantes), Aline afirma que pretende voltar as ações, principalmente, para o fortalecimento do partido entre a juventude.
“Espero contribuir com o crescimento e fortalecimento do Partido, ampliando, principalmente, a atuação do PCdoB entre a juventude, frente de atuação da qual faço parte. Pretendo estabelecer, ainda, esse vínculo entre a renovação, proposta pela juventude, com a experiência dos camaradas que já integram o nosso Comitê Estadual”, disse.
Além de Aline Lima, outros 11 nomes foram incorporados ao Comitê Estadual – entre os 63 eleitos durante a última Conferência, que aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro, em Salvador, para o biênio 2015-2017.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados