Notícia

Novos integrantes do Comitê Estadual: conheça Élvio Magalhães

30 novembro, 2015

1500796_10202827854722066_1266853497_o
 
Élvio Francisco de Magalhães Júnior, ou apenas Élvio Magalhães, tem 46 anos (1969-2015) e é natural do distrito de Olivença, no município de Ilhéus, sul da Bahia. Filho de um escrivão e de uma técnica de enfermagem, tem três irmãos, sendo dois deles também militantes do PCdoB: Élvia, dirigente do Comitê do Partido em Salvador e assessora da deputada federal Alice Portugal, e Cláudio, líder dos índios tupinambás em Olivença. Isabel, que completa o time, embora não milite, é eleitora do PCdoB.
Os primeiros contatos que Élvio teve com os comunistas se deram na EMARC-UR, uma escola federal em Uruçuca, também no sul, e se fortaleceram mais tarde, com o seu ingresso no curso de direito da FESPI (instituição particular que foi estadualizada, passando a se tornar a atual Universidade Estadual de Santa Cruz, a UESC). Na instituição, Elvio fez parte do grupo que esteve por dez anos à frente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), contribuindo para o processo de estadualização.
No movimento universitário, também foi vice-presidente do Centro Acadêmico João Mangabeira, do curso de direito; diretor da União dos Estudantes da Bahia (UEB); coordenador da corrente Viração e, depois, da União da Juventude Socialista (UJS), na Universidade. Na UESC, conheceu a atual esposa, a assistente social Silvia Damasceno, com quem está casado há três anos. Atualmente, cursa história na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.
No Comitê Municipal do PCdoB de Ilhéus, militou ao lado do dirigente Gustavo Silveira, morto recentemente, considerado seu preceptor político. Évio foi assessor dos vereadores comunistas Bebeto, Davidson e Marlúcia. Em 2005, mudou-se para o município de Vitória da Conquista, no sudoeste, com a tarefa de assessorar o então vereador Fabrício Falcão, recém-eleito, e passou a integrar, também, a direção municipal do Partido.
Em ‘Conquista’, fundou e dirigiu o Instituto Oficina da Cidadania e o Cidadania Pré-vestibular para Afrodescendentes, além de ter sido gerente de Projetos na Prefeitura Municipal. Em 2010, com a eleição de Fabrício para a Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), Élvio foi convidado para assumir a coordenação do gabinete, em Salvador, e aceitou o desafio. Está no gabinete pelo segundo mandato consecutivo. Atualmente, representa o mandato de Fabrício na Comissão Estadual de Organização.
Com 28 anos de militância no PCdoB, Élvio afirma que pode contribuir para fortalecer, ainda mais, o partido no interior da Bahia, em especial na região sudoeste. “Quero ajudar o partido a se firmar como força política regional, aumentando sua presença institucional, com mais prefeitos e vereadores, e no movimento social, com a filiação de lideranças populares”, disse.
Além de Élvio, outros 11 nomes foram incorporados ao Comitê Estadual – entre os 63 eleitos durante a última Conferência, que aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro, em Salvador, para o biênio 2015-2017.
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados