Notícia

Número de óbitos da Covid-19 está caindo na Bahia, informa Sesab

6 agosto, 2020

A quantidade de óbitos de pacientes com diagnóstico positivo de coronavírus (Covid-19) está diminuindo na Bahia. Esta é a análise da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), ao levar em consideração a data de ocorrência dos casos, ou seja, o dia que efetivamente houve o falecimento, ao invés do dia em que ocorreu a notificação para os sistemas oficiais.
O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, explicou que a discrepância entre a data de ocorrência e a notificação é fruto de diversas situações. “A existência de registros tardios ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus”, explicou Vilas-Boas.
Outro aspecto é a taxa de letalidade, cujo índice é calculado tendo como base o número de óbitos em comparação com a quantidade de casos confirmados de infecção pela Covid-19. A Bahia possui uma das menores taxas de letalidade do Brasil, ocupando a 22 ª colocação dentre todos os estados do país, abaixo até da média nacional. Também é o menor indicador dentre os estados nordestinos.
O número total de leitos de UTI Covid ocupados em toda a Bahia também está reduzindo progressivamente. Os dados completos estão disponíveis nos boletins epidemiológicos em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.
 
Com Ascom/Sesab

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados