Notícia

Olívia: Carrefour precisa ser institucionalmente responsabilizado

23 novembro, 2020

A deputada estadual Olívia Santana, que também é secretária nacional de Combate ao Racismo do PCdoB, defendeu a responsabilização do Carrefour, no caso do assassinato de João Alberto, um homem negro, por seguranças brancos da rede de supermercados, em Porto Alegre (RS). Em uma entrevista ao jornal A Tarde, Olívia afirmou que não é possível mais admitir que empresas se eximam da responsabilidade pela violência racista.

“O Carrefour precisa ser institucionalmente responsabilizado. Precisamos que mecanismos legais sejam acionados para que empresas envolvidas em casos de violência racista respondam por esses crimes”, declarou a deputada ao jornal. Para ela, é preciso agir com rigor contra ações como a que aconteceu em Porto Alegre porque o sistema é implacável contra as pessoas negras.

Olívia ainda defendeu que a luta contra o racismo não interessa apenas às pessoas negras, mas ao Brasil. “O país precisa se resolver em relação a essa questão, que nos perturba até os dias atuais. Em pleno século XXI, ainda temos que conviver com o racismo, com a morte de pessoas negras, de forma brutal, em um país que teve mais de 350 anos de relações escravocratas e coloniais”, completou.

As imagens do assassinato de João Alberto, que circularam na internet, chocaram o país pela brutalidade dos seguranças. O crime aconteceu na última quinta-feira (19/11), véspera do Dia da Consciência Negra.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados