Notícia

Olívia Santana recebe Medalha Zumbi dos Palmares

11 agosto, 2014

Nesta quarta-feira (13/08), partir das 19h, Olívia Santana recebe a Medalha Zumbi dos Palmares, na Câmara Municipal de Salvador, como forma do reconhecimento da sua luta em defesa do povo negro brasileiro e em prol da igualdade de direitos para todos os cidadãos. Ela foi a autora da Lei que criou a honraria, concedida aos que se destacam na prestação de relevantes serviços no combate ao racismo, discriminação e intolerância de qualquer gênero.

Olívia é uma militante antiga do movimento negro, secretária Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB e uma das fundadoras da Unegro (União de Negros pela Igualdade), sendo a primeira presidente da entidade e travando intensas batalhas no cenário brasileiro. Enquanto esteve vereadora de Salvador, encaminhou projetos de lei que geraram a Lei de Incentivo a Leitura, Dia Municipal da África, Lei Municipal de Combate a Intolerância Religiosa, dentre outros.

Honrada, Olívia Santana agradece a homenagem e reforça o seu compromisso com esta luta, garantindo que não medirá esforços para ver uma sociedade mais justa, onde todos tenham oportunidades.

Desde 1999, quando foi criada a homenagem, diversas personalidades já foram contempladas, a exemplo de Elias Sampaio (ex-Seppir), Saul Quadros (OAB-BA), o músico Edil Pacheco, a ministra Luiza Bairros e os professores Jaime Sodré, Abdias do Nascimento e Ubiratan Castro.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados