Notícia

Olívia sobre os acontecimentos nos EUA: É o feitiço se virando contra o feiticeiro

7 janeiro, 2021

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA) se manifestou após os acontecimentos violentos nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (7), após invasão de apoiadores do ex-presidente Donald Trump ao Congresso Americano.

Manifestantes que apoiam Trump invadiram o Congresso Americano, que realizava uma sessão para certificar a vitória do presidente eleito Joe Biden. As portas do Congresso foram trancadas, um alerta de emergência acionado e a sessão foi interrompida.

A polícia da capital americana de Washington confirmou que quatro pessoas morreram durante a invasão dos apoiadores do ex-presidente ao congresso. Os militares jogaram spray de pimenta e bombas de gás em alguns manifestantes no objetivo de impedir a tentativa de invasão ao Congresso. Houve confronto também fora do prédio.

Entre os mortos estão uma mulher que foi baleada pela Polícia do Capitólio, nome dado ao Congresso dos EUA, e três outras pessoas que morreram em emergências médicas. O chefe do departamento de polícia afirmou também outras três mortes, sendo dois homens e uma mulher. Até o momento não há identificação das vítimas.

Segundo a deputada baiana Olívia Santana, “o feitiço virou contra o feiticeiro”, fazendo alusão as práticas escusas do imperialismo americano ao logo da história. “E os EUA que sempre apoiaram golpes na América Latina, agora sofre uma tentativa de golpe dentro da sua própria casa. É o feitiço se virando contra o feiticeiro” concluiu a parlamentar.

Segundo informações da polícia americana ao menos 14 policiais ficaram feridos, um deles em situação grave depois do confronto.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados