Notícia

Olívia sobre veto de Bolsonaro na liberação emergencial da vacina em cinco dias: “é repugnante”

2 março, 2021

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA) manifestou-se hoje (2), por meio de suas redes sociais, sobre o veto de Bolsonaro na norma que obrigava a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a aprovar o uso emergencial de vacinas contra a Covid-19, que já tenham o aval de outros países, em até cinco dias no Brasil.

“É absurdo e repugnante (…). O sistema nacional de saúde vive um colapso e o drama aumenta a cada hora por falta de vacina suficiente, lotação de leitos hospitalares das redes públicas e privadas, crescimento da contaminação e mortes por Covid-19, especialmente com a expansão da nova variante brasileira do vírus”, afirmou Olívia.

O veto de Bolsonaro sobre essa norma, que prevê cinco dias para aprovação do uso emergencial do imunizante contra o coronavírus, será votado pelo Congresso Nacional, e só então será decidido se a Anvisa vai continuar levando 10 dias para avaliar uma vacina ou se o processo será agilizado.

“A imunização em massa é fundamental para conter a crise sanitária, por isso é preciso facilitar a compra de vacinas, insumos e serviços necessários à proteção da população contra a Covid-19”, declarou a deputada.

Bolsonaro vetou também da Medida Provisória (MP), emenda criada pelo PCdoB, a garantia da autonomia de estados e municípios brasileiros na compra de vacinas contra o Covid-19, caso o governo federal demorasse em realizar esse processo.

“A imunização em massa é fundamental para conter a crise sanitária, por isso é preciso facilitar a compra de vacinas, insumos e serviços necessários à proteção da população contra a Covid-19”, defendeu Olívia.

 

 

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados