“É preciso pensar na Educação como um direito público”, declarou a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), pré-candidata a prefeita de Salvador, ao fazer a indicação ao govenador da Bahia, Rui Costa, para que sejam disponibilizados equipamentos eletrônicos com internet para estudantes da rede pública. Para Olívia, a medida visa diminuir as dificuldades de acesso à educação, neste período em que as escolas estão fechadas.

Pela indicação da deputada, devem ser destinados tablets ou smartphones para os estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual. Os aparelhos devem ser compostos com chips com acesso à internet, com 10 GB disponíveis, para uso gratuito, possibilitando a conexão dos estudantes às aulas virtuais disponibilizadas pelo governo do Estado.

“Nossos estudantes das escolas públicas não têm acesso à internet, nem sequer tem um computador, e muitas vezes o celular que tem, quando se tem, é ruim pra acessar a internet, isso quando não precisam ir pra rua para conseguir um wi-fi disponível. Foi pensando nesses motivos que solicito ao governador que atenda o meu pedido em nome da Educação”, justificou Olívia Santana.

A ação pode, ainda segundo a deputada, garantir a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e diminuir as desigualdades em relação aos estudantes da rede privada. “Como ainda não há previsão para o retorno das aulas, os estudantes da rede pública estão ainda mais prejudicados com relação aos alunos da rede privada, que estão em aulas remotas desde março, quando foi decretada a pandemia”, concluiu.

 

Com Ascom/Olívia Santana