Notícia

Olívia: Temos que quebrar a estrutura de segregação do esporte em Salvador

27 agosto, 2020

A importância de uma política pública de esporte para a capital baiana foi a base do debate virtual “Salvador e o Esporte”, realizado na última quarta-feira (26/08), pelo PCdoB da capital baiana. O encontro integra o processo de construção participativa do plano de governo da pré-candidatura do Partido à prefeitura de Salvador, que é liderada por Olívia Santana, a pré-candidata a prefeita.

Com a participação de parlamentares, dirigentes de entidades desportivas e atletas, o debate teve tradução em Libras e contou com a mediação do diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e ex-ministro interino do Esporte, Vicente Neto.

Na oportunidade, Olívia Santana frisou que o esporte, assim como a educação, é um tema mobilizador. “O esporte é um diferencial na arte de educar. Estamos pensando um novo pacto social para Salvador, com um olhar de integração das políticas públicas”, destacou.

A pré-candidata também ressaltou a importância da democratização de investimentos nesta área. “É preciso juntar a vontade política com o orçamento e a definição de prioridades, para fazer uma política municipal desenvolvimentista no que diz respeito ao segmento. Temos que quebrar esta estrutura de segregação do esporte em Salvador. Ele tem que pulsar em toda a cidade, garantindo mais democracia”, declarou.

Convidado para o debate, o presidente estadual do PCdoB e secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, ressaltou a carência de uma política de esporte para a capital baiana. “É preciso elaborar uma política para a cidade que pense o esporte enquanto espaço de inclusão social e como ferramenta de promoção da saúde, da educação e de fortalecimento da identidade cultural”.

Deputado estadual pelo PCdoB, Bobô reforçou a necessidade de incluir no plano de governo de Olívia a criação da Secretaria Municipal de Esporte. “Salvador nunca teve um a política voltada para o esporte. Sempre foi de oportunismo. Até na questão de infraestrutura esportiva, sempre foi muito carente. Um grande desafio será a construção de equipamentos grandes e importantes para fomentar o esporte de alto rendimento”, afirmou.

Já a deputada federal Alice Portugal frisou a importância da base que o partido tem na área esportiva. “A visão do esporte como política pública foi uma inovação e construção feita pelo PCdoB no Brasil”, disse.

No encerramento do encontro, Olívia reforçou seu compromisso com o incentivo à prática esportiva. “Quando a gente tomar posse, em janeiro, vamos botar para quebrar no esporte aqui na nossa cidade. Sebo nas canelas, que a gente vai transformar Salvador tendo o esporte como uma das molas propulsoras da mudança da nossa cidade”, concluiu.

 

Fonte: Ascom/ Olívia

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados