Notícia

Ordem do Mérito Cultural é entregue nesta quarta (05/11)

5 novembro, 2014

ORDEM DO MÉRITO CULTURAL

Personalidades e entidade negras são homenageadas nesta quarta

A 20ª edição da Ordem do Mérito Cultural, promovido pelo Ministério da Cultura, acontece nesta quarta-feira (05/11), Dia Nacional da Cultura. Cinco dos 30 prêmios a serem entregues na cerimônia estão reservados a quatro personalidades e uma entidade negra, que tiveram papel relevante para a valorização e difusão da cultura afro-brasileira. São essas: Ogan Luiz Bangbala, Mano Brown, Mestre Tião Oleiro, Pinduca e Ciranda de Tarituba.

O Prêmio, realizado anualmente, foi instituída pelo decreto nº 1.711 de 22 de novembro de 1995, e é composto pelas classes Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. Neste período, já foi entregue a mais de 500 personalidades e 60 instituições.

Este ano, os ganhadores receberão as condecorações da presidente Dilma Rousseff e da ministra da Cultura, Marta Suplicy, no Palácio do Planalto. Entre outros homenageados, a cantora Marisa Monte, a atriz Patricia Pillar, o antropólogo Hermano Vianna e o sertanista José Meirelles. Receberão homenagens póstumas a arquiteta Lina Bo Bardi, que completaria 100 anos em dezembro, e a artista plástica Djnanira da Motta e Silva. As duas serão homenageadas pela “forte contribuição para a projeção e a identidade cultural brasileira”, segundo o Ministério da Cultura.

A lista com os nomes de todos os agraciados de 2014 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 29/10, após avaliação do Conselho da Ordem do Mérito Cultural sobre as indicações. O colegiado é formado pelos ministros da Cultura, das Relações Exteriores, da Educação, e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados