Notícia

Palestra sobre intolerância religiosa marca Novembro Negro da Setre

18 novembro, 2014

Intolerância religiosa: os impactos na vida social e a importância da luta pelo respeito à diversidade foi o tema da palestra que marcou a comemoração do Novembro Negro da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Realizado no auditório da Secretaria, o evento contou com a participação de servidores da Setre e convidados.

O superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa, falou sobre o edital de apoio ao empreendedorismo negro, lançado em abril deste ano pela Secretaria. “Esse edital nada mais é do que o reconhecimento da importância que o segmento, em especial os de religiões de matriz africana, tem para a cultura e economia baiana”, pontuou.

No valor total de R$ 7,5 milhões, o edital vai apoiar 54 projetos. Barbosa aproveitou a oportunidade para divulgar o documentário sobre empreendedorismo negro, que será lançado pela Setre no próximo dia 12 de dezembro.

O respeito às religiões como ato civilizatório. Foi dessa forma que a pedagoga, ex-vereadora de Salvador e presidente do Comitê Municipal do PCdoB, Olívia Santana, uma das palestrantes, classificou a necessidade do respeito mútuo entre as religiões.

Outro convidado da mesa, o doutor em Antropologia e Ogã do Ile Axé Opo Afonjá, Fábio Lima, ressaltou a importância de trazer para o espaço institucional a discussão sobre intolerância religiosa. “É necessário que se debata o tema, mas não somente de forma pontual, no mês da consciência negra, e sim, a todo o momento”, cobrou.

A palestra foi mediada pela diretora Financeira e presidente do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Setre, Iracilda Santos e conotou a presença da chefe de Gabinete da Setre, Nair Prazeres e do diretor Geral, Danilo Xavier.

Fonte: Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados