Notícia

Parlamentares do PCdoB-BA manifestaram apoio ao novo toque de recolher do estado

22 fevereiro, 2021

Os parlamentares do PCdoB-BA reforçaram a importância do novo toque de recolher decretado pelo governo do estado. O presidente do PCdoB-BA, Davidson Magalhães, os deputados estaduais Fabrício Falcão e Olívia Santana e os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida manifestaram-se a respeito após o governador Rui Costa ter publicado a notícia em suas redes sociais.

Trata-se da ampliação da medida do toque de recolher a partir desta segunda-feira (22), que restringe o acesso à circulação de pessoas nas ruas das 20 horas às 5 horas. A precaução também se refere ao atendimento presencial de bares e restaurantes, que devem funcionar até 18 horas, assim como o funcionamento do transporte coletivo até às 20h30, além de delivery, entrega, de alimentos até 23 horas.

“A Bahia chegou ao triste recorde de 866 pacientes em leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e mais de 11 mil mortes pela Covid-19. Esses são os piores índices desde o início da pandemia. O toque de recolher pode, a primeiro momento, parecer uma medida dura, mas, diante do avanço de casos e mortes, é extremamente necessário para diminuir o contágio e evitar o colapso do Sistema de Saúde”, afirmou Fabrício Falcão.

Na sexta-feira passada, 19 de fevereiro, o governador da Bahia havia decretado o toque de recolher das 22 horas às 5 horas, com repreensão a quem desobedecesse, mas, devido ao alto nível de ocupação nos leitos de UTI no estado, que chegou a 80%, Rui anunciou ontem (21) medidas mais severas, exceto para a região Oeste.  “Estamos vivendo um momento extremamente grave e conto com a compreensão de todos”, declarou o governador.

“É necessário preservarmos vidas e assim fecharmos os comércios que não são essenciais. Neste momento, fechar alguns tipos de comércio não é paralisar a economia, é salvar vidas. Vidas não se contam em dinheiro. São mil pessoas morrendo em média a cada 20 dias na Bahia”, comunicou Fabrício Falcão.

A deputada estadual Olívia Santana chama atenção para o estado de calamidade nas unidades de terapia. “Começa a faltar UTIs para os crescentes casos de Covid-19. Vocês se deram conta da gravidade da situação que estamos vivendo?”, indagou aos seus seguidores nas redes sociais.

Em relação a essa situação, a deputada federal Alice Portugal publicou um vídeo em que aparecem pacientes infectados pelo Covid-19 no aguardo de leitos na porta do Hospital do Subúrbio em Salvador.  “A situação é triste e grave! Para não piorar, é preciso que todos parem de aglomerar”, afirmou a parlamentar.

 “Não seja mais uma pessoa a entrar na estatística da Covid-19 no país. É preciso que cada um continue fazendo a sua parte evitando aglomerações, utilizando máscara e higienizando as mãos. É pelo seu bem e pelo bem de todos”, alertou Davidson Magalhães, presidente do PCdoB-BA. O deputado federal Daniel Almeida também solicitou a participação de todos para combater a pandemia. “A nossa colaboração na luta contra o coronavírus é fundamental. Não podemos perder mais vidas para a Covid-19”, assegurou.

Foto: Prefeitura de Salvador / Divulgação

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados