Notícia

PCdoB de Entre Rios repudia fala de vereador e reafirma defesa dos povos tradicionais

12 março, 2025

A declaração do vereador Alex Cebola, de Entre Rios, durante sessão na última segunda-feira (10), gerou indignação e protestos de lideranças políticas e movimentos sociais. Durante sessão na Câmara Municipal, o parlamentar afirmou, em tom irônico, que “vai virar índio e sair tomando terras”. A fala foi duramente criticada pela presidenta do PCdoB no município, Tatiane Araújo, que cobrou respeito aos povos originários e quilombolas.

Tatiane se pronunciou por meio de um áudio contundente, exigindo que o vereador compreenda a importância da luta dos povos tradicionais e respeite os direitos garantidos pela Constituição. “O senhor precisa fazer um curso de letramento racial. Respeite os povos originários e os povos tradicionais do município. Antes de falar, conheça a história do nosso povo. O senhor foi eleito para defender os direitos do povo. Então, antes de falar dos índios e dos quilombolas, veja o que está na Constituição.”

A declaração de Alex Cebola também provocou reação das lideranças quilombolas da região, que emitiram uma nota de repúdio, reforçando a necessidade de respeito e reconhecimento às comunidades indígenas e quilombolas. O PCdoB de Entre Rios e a sua presidenta, Tatiane Araújo, reiteram seu compromisso com a defesa dos direitos dos povos tradicionais e reforçam a importância de combater falas que desrespeitem essas comunidades.

O partido seguirá atento e cobrando responsabilidade de agentes públicos para que exerçam seus mandatos em defesa dos direitos da população, sem reproduzir discursos preconceituosos que incentivem a desinformação e o desrespeito.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados