Notícia

PCdoB discute política, novas regras eleitorais e enfrentamento

14 março, 2016

IMG-20160312-WA0003

O final de semana foi marcante para o PCdoB. Isso porque o Comitê Central realizou o Encontro Nacional – Fortalecer o PCdoB nas Eleições Municipais de 2016, que reuniu importantes quadros de todo o país, em Brasília, de sexta a domingo (11 a 13/03). Durante os três dias, os comunistas discutiram as demandas dos municípios, a partir do compartilhamento das experiências dos líderes locais, em especial onde terá candidatura própria para prefeitura, como Salvador.

Entre os principais temas debatidos, por considerar que representam as maiores demandas da população e devem fazer parte do debate na campanha eleitoral deste ano, foram saúde, mobilidade urbana e educação, inclusive abordado pela deputada federal Alice Portugal, pré-candidata a prefeita da capital baiana.

Para ela, entre outras questões, a proposta do PCdoB deve incluir o cumprimento do PNE e ser enfática no combate ao racismo nas escolas municipais, com a garantia de acolhimento igual para os alunos de origem socioeconômica diferentes, tendo em vista a volta da classe média à escola pública no Brasil.

Diante dos ricos debates, Olívia Santana, presidente municipal de Salvador, avaliou o encontro como muito oportuno, pois preparou os dirigente de todo o país para o desafio da eleição que se aproxima, tratando desde a crise política até as novas regras eleitorais, que passam já a valer para este pleito. “A legislação agora apresenta muitas novidades.É preciso ter  cautela, se cercar de boa assessoria juridica e contábil; travar a batalha politica e zelando pela questão legal”, alertou.

Segundo a presidente municipal, os dirigentes e militância vão precisar de criatividade para a arrecadação coletiva e individual, para bancar o projeto que o partido apresentará para Salvador. “A eleição para a prefeitura na capital baiana está inserida no plano nacional do PCdoB, mas precisamos ter mais ousadia no trabalho de mobilização e sensibilização  da população”. Olívia pontuou ainda que a cidade é referência não só para a Bahia, mas para o país. Por isso, o PCdoB Salvador deve apresentar uma proposta à altura do que os soteropolitanos precisam.

Alice Portugal completou: “tenho bebido direto na fonte, que é o projeto político do meu partido, para fazer o melhor programa de campanha para a população soteropolitana”. E finalizou, qualificando estes encontros nacionais como excelente espaço para trocas de experiência e fortalecimento do Partido Comunista do Brasil.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados